Para Trump, o acordo firmado com Tóquio é “enorme […], talvez o maior acordo já feito”.
As ações japonesas registraram o aumento mais elevado em um ano na quarta-feira (23), após o país concluir um acordo comercial com os Estados Unidos que diminui as taxas sobre seus automóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (22) que um acordo comercial com Tóquio contemplará o pagamento, por parte do Japão, de uma taxa de 15%, inferior ao esperado, sobre as transferências para os EUA.
Isto aconteceu após um acordo com as Filipinas, que estabelece que os EUA cobrarão uma taxa de 19% sobre as importações de lá.
O índice Nikkei japonês avançou 3,7%, com os papéis das montadoras em alta após a notícia de que o acordo diminuiria a alíquota sobre automóveis nos EUA para 15%, em vez de 25% previstos. A Mazda Motor subiu 17%, enquanto a Toyota subiu 13,6%.
A avaliação de especialistas indica que o acordo comercial diminuiu um risco significativo para a economia japonesa, permitindo que o Banco do Japão considere elevar as taxas de juros para enfrentar a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.