Atualização de BIOS desativa PCIe 5.0 não oficial em placas B650 da Gigabyte
A transferência de slots x16 de PCIe 5.0 para 4.0 não deve causar um impacto significativo no desempenho das placas de vídeo.
Usuários de placas-mãe Gigabyte com chipset B650 da AMD estão relatando que a atualização mais recente do BIOS para os modelos está desabilitando o suporte a PCIe 5.0 no slot x16. As placas passam a suportar somente PCIe 4.0, conforme as especificações oficiais da AMD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o VideoCardz, o suporte a PCIe 5.0 é um diferencial em modelos B650E ou placas mais avançadas. Opções B650 não suportam oficialmente a geração mais recente da interface, mas por algum motivo foram lançadas com a tecnologia funcionando.
A alteração não deve causar impacto visível no desempenho de placas de vídeo, contudo. O WCCFTech afirma que o PCIe 4.0 x16 já é suficiente para GPUs atuais, inclusive opções de ponta da linha RTX 50, por exemplo. O que provocaria perda de desempenho seria a transferência da conexão de x16 para x8.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para manter o PCIe 5.0 é só não atualizar.
As atualizações de BIOS são importantes não apenas para obter novos recursos, mas também para garantir a segurança dos componentes de hardware. A versão mais recente da Gigabyte, a F36, desativa o PCIe 5.0 e corrige duas vulnerabilidades distintas, conforme indicado em sua descrição no site oficial.
Para preservar a versão mais recente da interface, contudo, é necessário não realizar a atualização e permanecer na versão F34. A atualização mais recente “salta” para F35 devido a problemas e F36 é a versão que a substitui.
Leia também:
PC Gamer de 7 mil reais – PC Ideal 2025
A AMD apresenta a nova Radeon PRO W7400, que possui 8GB de VRAM e é construída sobre a arquitetura RDNA 3
A AMD alcançou uma receita de US$ 7,68 bilhões, um recorde, apesar de um prejuízo de estoque de US$ 800 milhões
“Houve muitas reclamações na primeira metade do ano sobre placas rodando em 5.0”, diz o post, em tradução livre. “O fabricante de placas-mãe não deveria ser culpado por algo que não é culpa dele”.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












