O filme “A Garota Dinamarquesa” celebra 10 anos e, para Alicia Vikander – que recebeu o Oscar por interpretar a pintora Gerda Wegener na produção – a obra aparenta “extremamente datada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme, com direção de Tom Hopper, narra a vida de Lili Elbe, uma artista transgênero dos anos 1920 que se destacou como uma das primeiras mulheres trans a submeter-se à cirurgia de redesignação sexual na história.
Logo após seu lançamento em 2016, “A Garota Dinamarquesa” recebeu críticas por ter escolhido o ator Eddie Redmayne, um homem cis, para interpretar o papel de uma mulher trans, em vez de oferecer a oportunidade a uma mulher transgênero.
LEIA TAMBÉM!
“Sou a primeira a dizer que já parece extremamente datado, o que acho bom”, afirmou Vikander em entrevista à Vogue britânica. “Naquela época, foi uma mudança radical que fez [o tema] pelo menos ser discutido. Espero que, de certa forma, tenha sido um pouco revelador e aberto caminho para que a arte aborde esses temas.”
Em 2021, Eddie Redmayne afirmou ter se arrependido de aceitar o papel que lhe garantiu uma indicação ao Oscar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Redmayne afirmou ao “Sunday Times” que as críticas eram justificadas, reconhecendo que, apesar das melhores intenções, aceitar o papel representou um “erro” e que não o faria caso lhe fosse oferecido atualmente.
Robert De Niro retorna a defender filha trans: “Você tem que apoiá-los”
Fonte por: CNN Brasil