A interpretação do ator Guilherme Magon, que vive o filho da vilã Odete Roitman em “Vale Tudo”, recebeu críticas de um influenciador com deficiência nas redes sociais. O motivo é que o personagem Leonardo é paraplégico na trama, embora o artista não tenha deficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ivan Baron, influenciador que aborda a inclusão e ativista anticapacitista, criticou a decisão da emissora. “Não faz sentido atualizar a história de ‘Vale Tudo’ para a sociedade contemporânea e repetir narrativas capacitistas”, escreveu.
“Qual a dificuldade de contratar um ator com deficiência para o horário nobre? Não se trata de ‘Vale Tudo’ para a lacração”, criticou Ivan Baron.
LEIA TAMBÉM!
Ele ainda descreveu a escalação da TV Globo como Cripface — termo que descreve a prática de atores e atrizes sem deficiência interpretando personagens com deficiência em produções audiovisuais.
Verifique.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não faz sentido promover atualizações na trama de #ValeTudo que reproduzam narrativas capacitistas. Escolher um ator sem deficiência para interpretar o filho paraplégico de Odete Roittman em “CRIPFACE” é a perpetuação de estereótipos, exclusão e ausência de representatividade!
Ivan Baron 𦯠(ivanbaron) 19 de junho de 2025
Guilherme Magon, em seu primeiro trabalho em produções televisivas, brilhou na peça “Cabaret” ao lado de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Melo, e participou de séries como “O Som e a Sílaba” (2024), “Assédio” (2018) e “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” (2022) e do filme “Rinha” (2008).
Qual ator interpreta Leonardo, filho de Odete Roitman.
Leonardo, filho de Odete Roitman.
Fonte por: CNN Brasil