A edição de 2025 da mostra atraiu mais de 140 mil visitantes e apresentou mais de 300 filmes, tanto nacionais quanto internacionais.
No último domingo, 12, o Festival do Rio revelou os filmes premiados nas mostras competitivas no Cine Odeon, o cinema mais antigo e tradicional da cidade. Os principais destaques da 27ª edição foram os longas brasileiros Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, o festival atraiu mais de 140 mil espectadores e contou com 48 filmes concorrendo aos três principais prêmios: Troféu Redentor, Première Brasil e Prêmio Felix. A organização também introduziu o prêmio de Melhor Figurino e reativou o Prêmio do Público, que elegeu os favoritos nas categorias Melhor Filme e Melhor Documentário da Première Brasil, além de Melhor Filme na mostra Novos Rumos.
Ato Noturno narra a trajetória de um ator ambicioso e um político em ascensão que mantêm um relacionamento secreto e descobrem um fetiche por sexo em locais públicos. Com o avanço na fama, o desejo de se expor ao risco se intensifica. O elenco inclui Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller e Kaya Rodrigues.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, Pequenas Criaturas acompanha a história de Helena, que se muda com a família para Brasília em 1986. Após o marido partir para uma viagem de negócios, ela se vê sozinha em uma cidade desconhecida, enfrentando desafios com seus dois filhos em um momento de transição política.
Entre os vencedores, Klara Castanho foi premiada como Melhor Atriz pelo filme #SalveRosa. Ela fez uma menção a Fernanda Torres, que esteve presente no festival com a reestreia de Gêmeas, ao lado de Fernanda Montenegro e do diretor Andrucha Waddington.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.