Atletas Brasileiros Fazem Estreia Marcante nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026!

Atletas brasileiros fazem sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026! Confira como Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva se saíram!

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Estreia dos Atletas Brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

Na terça-feira (10), os primeiros atletas brasileiros participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, competindo no sprint livre do esqui cross-country, tanto no feminino quanto no masculino. Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva foram eliminados na fase classificatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduarda Ribera terminou a prova na 73ª posição, com o tempo de 4min17s05, sendo a melhor sul-americana na competição. Bruna Moura ficou logo atrás, em 76º lugar, com 4min22s07. Entre os homens, Manex registrou 3min25s48, ocupando a 48ª posição e também não avançando.

Apenas os 30 atletas mais rápidos seguem para as quartas de final. Eduarda Ribera, conhecida como Duda, fez sua estreia na temporada em Milão-Cortina. Apesar de não ter participado de competições recentes, destacou-se no Mundial de 2025, onde alcançou a melhor colocação de uma brasileira em provas de sprint, terminando em 68ª entre 121 competidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Superação e Marcas Históricas

Bruna Moura, por sua vez, fez sua estreia olímpica após superar um grave acidente que a impediu de competir em Pequim 2022. “O grito da minha chegada já descreve isso. É um grito da alma, é inacreditável. Depois de tudo que aconteceu… eu finalmente posso dizer que sou uma atleta Olímpica.

Estou muito feliz”, comemorou após a prova.

LEIA TAMBÉM!

Manex Silva, natural do Acre, chegou aos Jogos com marcas expressivas. Em Milão-Cortina, ele obteve o segundo melhor tempo do hemisfério Sul e, em janeiro, fez história ao bater o recorde nacional masculino, com 81,36 pontos FIS no sprint livre da etapa da Copa do Mundo em Oberhof, na Alemanha.

Com o resultado de hoje, Manex subiu 23 posições em relação à sua última Olimpíada, onde terminou em 71º.

Informações sobre os Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 representam a 25ª edição do evento, ocorrendo entre 6 e 22 de fevereiro. A competição reunirá mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos, competindo em 16 modalidades de neve e gelo. Esta será a terceira vez que a Itália sedia os Jogos, após as edições de Cortina d’Ampezzo, em 1956, e Turim, em 2006.

Para o Brasil, esta edição é significativa, pois o país participa dos Jogos de Inverno pela décima vez consecutiva, com a maior delegação da história: 14 atletas e um reserva. Desde a estreia até Pequim 2022, o Brasil contou com 40 representantes — 27 homens e 13 mulheres — em nove modalidades.

O melhor resultado brasileiro continua sendo o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, em Turim 2006, e o destaque nas provas de gelo é o 13º lugar de Nicole Silveira no skeleton, em Pequim 2022.

O esqui alpino é a única modalidade com presença brasileira em todas as edições dos Jogos Olímpicos de Inverno disputadas pelo país.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile