AtlasIntel lança simulações com Tarcísio e Michelle frente a Lula na disputa presidencial de 2026; confira os resultados
O ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo estando inelegível, aparece em um dos cenários observados pelo instituto.

Uma pesquisa recente da AtlasIntel, lançada nesta quinta-feira, 28, avaliou o potencial de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL) contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial de 2026. O estudo contempla tanto o resultado de um único turno quanto a possibilidade de um segundo turno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o instituto, caso Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro fossem indicados para substituir Jair Bolsonaro na disputa, eles não o derrotariam no primeiro turno, com Lula obtendo vantagem expressiva em ambos os cenários, 12 pontos com Tarcísio e 14 pontos contra Michelle.
Observe o primeiro cenário:
Leia também:

Congresso rejeita pedido do governo para incluir item adicional

Lula exige lealdade do bloco do centro

Quais presidentes anteriores do Brasil já foram formalmente presos?
Observe o segundo cenário:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleição complementar.
Apesar de liderar no primeiro turno, Lula enfrentaria dificuldades para derrotar Michelle Bolsonaro no segundo turno e seria, segundo o AtlasIntel, superado por Tarcísio de Freitas.
Lula e Michelle disputam o segundo turno.
Lula e Tarcísio disputam segundo turno
A pesquisa aponta que Lula obteria uma vitória simples contra qualquer nome da direita listado. Entre os candidatos avaliados estão os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS).
Bolsonaro, inelegível, também foi testado.
O instituto realizou testes com o nome de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de primeiro e segundo turno. O ex-capitão apresentaria 45,4% das intenções de voto, contra 44,6% de Lula na primeira etapa da eleição, e empataria (com 48,3%) em uma possível disputa final.
Legalmente, contudo, a situação envolvendo o governo Bolsonaro é de difícil reversão. Diante desse cenário, ele tem sido pressionado por aliados a indicar um substituto.
Sem Lula.
A análise acompanhou um único cenário sem a presença do presidente Lula. O petista foi substituído, nessa ocasião, por Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda e que já disputou a eleição presidencial em 2018. Ele lidera a disputa, ultrapassando Tarcísio, o nome da direita citado na lista.
Haddad, mesmo com resultados positivos, declarou que não concorrera a qualquer eleição em 2026, independentemente da candidatura. Contudo, enfrenta pressão de apoiadores para ser o candidato do PT à prefeitura ou ao senado em São Paulo.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira baseou-se em 6.238 entrevistas, conduzidas entre os dias 20 e 25 de agosto, utilizando o método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O levantamento foi realizado em colaboração com a Bloomberg, apresentando uma margem de erro de um ponto percentual.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)