Ativistas da Flotilha denunciam abusos graves por Israel

Guardas prisionais acusados de negação de medicamentos, celas insalubres e maus-tratos contra detentos.

05/10/2025 11:38

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Denúncia de Organização de Direitos Humanos Sobre Tratamento de Ativistas da Flotilha Sumud

A organização de direitos humanos Adalah divulgou, neste domingo (5), uma denúncia sobre o tratamento recebido pelos ativistas da Flotilha Global Sumud, que foram detidos após a tentativa de chegada à Faixa de Gaza. A organização relata que os ativistas enfrentaram a interrupção do acesso a medicamentos essenciais, incluindo prescrições para condições como hipertensão, doenças cardíacas e câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Adalah, as autoridades israelenses utilizaram violência física contra alguns dos indivíduos detidos. A organização informa que pelo menos um ativista sofreu ferimentos nas mãos. Adicionalmente, outros membros da Flotilha relataram ter sido algemados por períodos prolongados.

A organização detalha que os participantes estão detidos em celas superlotadas e que alguns foram forçados a dormir no chão em condições precárias e insalubres. A Adalah também relata que diversos participantes informaram ter sido interrogados por agentes não identificados, além de relatos de maus-tratos e abusos por parte dos guardas prisionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informações adicionais surgiram sobre o tratamento da ativista Greta Thunberg, que havia sido deportada da Turquia. Ativistas do país que faziam parte da Flotilha relataram que soldados israelenses realizaram ações consideradas abusivas, incluindo o ato de arrastar Thunberg pelos cabelos, além de agressões físicas e a imposição de beijar a bandeira israelense.

Um membro da Flotilha, Nicolas Calabrese, em entrevista à Folha de São Paulo, solicitou maior atuação do governo brasileiro em busca da libertação dos ativistas. Ele enfatizou a violação do direito internacional com a manutenção dos detidos e a ocorrência de maus-tratos, incluindo a falta de acesso a necessidades básicas como higiene e alimentação adequada.

Leia também:

Calabrese ressaltou a necessidade de uma postura mais firme por parte do governo brasileiro, considerando a liderança do país em fóruns internacionais, como a Organização das Nações Unidas. Ele enfatizou a importância de garantir a libertação de todos os brasileiros e dos tripulantes da Global Sumud Flotilha.

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.