Aterro do Flamengo é fechado para treinamento do BRICS; veja interdições
Área foi fechada para realização de um exercício de segurança; medidas se estendem até o dia 7.

A Prefeitura do Rio interditou o Aterro do Flamengo na manhã de sexta-feira (4), das 6h às 8h, para a realização de um treinamento operacional das forças de segurança que atuarão na Cúpula do BRICS. A ação marca o início de uma série de intervenções logísticas e operacionais que afetarão a rotina de moradores e visitantes até a próxima segunda-feira (7), quando encerra o evento internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aterro será fechado no sábado (5), a partir das 12h, com interdição total até as 23h59 de segunda-feira (7). Durante o período, o local terá uso exclusivo das equipes e veículos oficiais, com acesso restrito inclusive para pedestres em áreas específicas.
A operação faz parte do plano de segurança elaborado para receber chefes de Estado, autoridades internacionais e delegações estrangeiras. A área ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM), que é a sede oficial da Cúpula, compõe o denominado Complexo BRICS, que também inclui o Aeroporto Santos Dumont, o Vivo Rio (centro de mídia), a Marina da Glória, a FGV, o Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul, onde se hospedarão as lideranças.
Leia também:

Indivíduo suspeito de ataque hacker relata ter recebido R$ 15.000 via Pix

Eleições no PT encerram com incerteza devido a impasse em Minas Gerais

Lideranças do BRICS encerram reunião com declaração sobre saúde e clima
A circulação de pessoas e veículos será acompanhada. O Parque do Flamengo, por exemplo, só poderá ser acessado pelas passagens subterrâneas, com as passarelas interditadas. A Praia do Flamengo também terá bloqueios diários entre 20h e 3h, e nos demais horários estará sujeita a controle rigoroso da Guarda Municipal, com restrições ao uso de bicicletas, patinetes e outros veículos, além da proibição de objetos como garrafas de vidro e hastes de bandeiras.
Além do Aterro, haverá suspensão do lazer aos domingos (6) e na segunda-feira (7), que é feriado municipal. Também haverá proibição de estacionamento, incluindo carga e descarga, a partir das 22h desta quinta até as 22h de segunda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano de segurança contempla a atuação de mais de 500 guardas municipais diários, apoio com drones e vigilância por meio de mais de 5 mil câmeras conectadas ao Centro de Operações Rio (COR). A Central de Inteligência (CIVITAS), que também engloba órgãos federais como a Polícia Federal e a Abin, realizará a análise e o compartilhamento de alertas de segurança em tempo real.
A CET-Rio coordenou o trabalho de 130 agentes de tráfego, com o emprego de 55 motocicletas, 22 viaturas e 20 guinchos, em locais estratégicos da cidade. Serão utilizados painéis eletrônicos e ajustes nos semáforos para otimizar os fluxos e reduzir os efeitos no trânsito.
A operação continua até o dia 8, data em que as autoridades deixarão a cidade. A Prefeitura recomenda que os cariocas aumentem a atenção às mudanças e planejem seus deslocamentos com antecedência.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.