Atenção motoristas de São Paulo! Começa hoje (12) o pagamento do IPVA 2026. Aproveite o desconto de 3% ou parcele em até cinco vezes! Não perca!
A partir desta segunda-feira (12), os motoristas do estado de São Paulo devem ficar atentos ao início do calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026. Aqueles que realizarem o pagamento em janeiro poderão optar por quitar o imposto à vista, com um desconto de 3%, ou parcelar em até cinco vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O calendário de pagamento é organizado de acordo com o final da placa de cada veículo. É importante ressaltar que, embora o pagamento possa ser feito em fevereiro, os motoristas que optarem por essa data perderão o desconto e a possibilidade de parcelamento, sendo obrigados a quitar o valor integralmente.
Os valores do IPVA 2026 permanecem os mesmos do ano anterior: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas, caminhonetes, ônibus e maquinário pesado, 1,5% para caminhões e 1% para veículos de locadoras. Os motoristas podem consultar o valor devido por meio do Sivei (Sistema de Veículos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parcelamento do IPVA pode ser realizado desde que o valor total seja igual ou superior a R$ 38,42, correspondente a dez Unidades Fiscais de São Paulo. Para valores inferiores, o parcelamento é limitado a três ou quatro parcelas. O calendário de parcelamento é específico para carros, caminhonetes, ônibus e motos.
Os motoristas podem efetuar o pagamento do IPVA através do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). As opções incluem pagamento pela internet, em terminais de autoatendimento ou outros canais disponíveis pelos bancos. Também é possível pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Além do pagamento via Pix, as formas tradicionais, como TED, DOC, boleto, cartão de crédito e dinheiro, continuam disponíveis.
Os motoristas que atrasarem o pagamento do IPVA estarão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia, além de juros com base na taxa Selic. Após dois meses, a multa fixa será de 20% do valor do imposto.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.