Até 2030, 22% dos empregos sofrerão transformações no mercado de trabalho
O Fórum Econômico Mundial aponta que habilidades comportamentais e capacidade de adaptação serão cruciais em um contexto de transformações aceleradas.
O mercado de trabalho mundial experimentará transformações importantes nos próximos anos. Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2025, produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), entre 2025 e 2030, aproximadamente 22% dos empregos existentes serão alterados em decorrência de mudanças estruturais motivadas por tecnologia e novas exigências econômicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa, com base na opinião de mais de mil empregadores de destaque em nível global, indica que as funções relacionadas à economia solidária e à tecnologia devem apresentar maior expansão. Dentre as habilidades mais apreciadas, o raciocínio analítico se destaca, sendo fundamental para que os profissionais se mantenham relevantes e com boas oportunidades de emprego.
A aplicação adequada de competências.
O relatório Workplace Learning 2024, da plataforma LinkedIn Learning, demonstra que o sucesso profissional reside na aplicação das competências adequadas no momento oportuno. A habilidade de adaptação assume-se crucial em um cenário de rápidas transformações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Habilidades comportamentais como fator de vantagem competitiva.
Para o mestre em Gestão e Tecnologia e relações públicas Rodrigo Almeida, as habilidades sociais e comportamentais desempenham um papel central diante dos avanços tecnológicos e da inteligência artificial. Ele afirma que competências como trabalho em equipe, inteligência emocional, pensamento crítico, empatia, liderança e visão estratégica são os principais diferenciais competitivos.
Almeida, que há 10 anos atua nas áreas de relações públicas e assessoria de imprensa, lidera a agência Criativos e investe no desenvolvimento contínuo dessas habilidades, combinando aprendizado coletivo e troca de experiências com sua equipe. Para ele, as habilidades comportamentais se adaptam às mudanças culturais e geracionais, mantendo valor constante no mercado.
Leia também:
Cross Sell: Aprenda a aumentar o ticket da sua empresa com dicas práticas
Cartacapital e Sebrae lançam produção ‘do micro ao macro’
Itau, IFC e FGV Revelam: Capacitação Impulsiona Negócios de Mulheres
Cultura organizacional e inclusão
O relatório do WEF também aponta que as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão continuarão em expansão, exigindo das equipes um comportamento ético, colaborativo e adaptável. Almeida ressalta que, mesmo com o avanço da automação, os indivíduos permanecem protagonistas da transformação, sendo fundamental desenvolver competências para atuar em um mundo global, plural e hiperconectado.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












