Ataques russos causam 10 mortes e 38 feridos em Kiev, relata Ucrânia

O presidente Volodymyr Zelensky declarou que a ofensiva evidenciou a reação da Rússia em face dos esforços de Trump.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As forças russas realizaram um ataque em larga escala por meio de drones e mísseis contra Kiev, ceifando a vida de 10 pessoas, ferindo 38 indivíduos e causando a destruição de edifícios residenciais em sete distritos, de acordo com informações de autoridades ucranianas nesta quinta-feira (28).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que o ataque, que também ceifou a vida de uma criança, revelou a postura da Rússia em relação à diplomacia, durante os esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para finalizar a guerra.

A Rússia opta pela balística em vez das negociações, declarou Zelensky em publicação na rede social X, solicitando novas sanções à Rússia.

LEIA TAMBÉM!

Ela optou por prosseguir com os assassinatos em vez de finalizar o conflito, declarou o presidente ucraniano.

Atualmente, em Kyiv, equipes de resgate estão removendo escombros de um edifício residencial comum após um ataque russo. Mais um ataque massivo contra nossas cidades e comunidades. Mais mortes. Tragicamente, pelo menos 8 pessoas já foram confirmadas mortas. Uma delas é…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Rússia continua a atacar a Ucrânia. A situação é extremamente difícil. Precisamos de mais apoio”, escreveu Volodymyr Zelenskyy em 28 de agosto de 2025.

As autoridades de Kiev informaram sobre pelo menos 38 feridos em decorrência das operações de busca e salvamento, com os serviços de emergência combatendo os incêndios e removendo os destroços dos edifícios demolidos.

Detonações iluminaram o céu noturno da capital durante o alerta aéreo, que se estendeu por mais de nove horas, com cortinas de fumaça abrangendo o céu e drones patrulhando a área.

A Força Aérea Ucraniana relatou a destruição de 563 dos 598 drones e 26 dos 31 mísseis lançados pela Rússia em um ataque em território nacional. A Força Aérea também confirmou atingidos 13 locais e a queda de destroços em 26 outros.

“Infelizmente, o estilo russo é típico em seus ataques”, escreveu Tymur Tkachenko, chefe da administração militar de Kiev, no Telegram.

Concluiu que ataques combinados, de diversas direções e sistemáticos, com o objetivo de atingir edifícios residenciais comuns.

A Rússia, que alega não ter como alvo civis, intensificou os ataques aéreos nos últimos meses contra cidades ucranianas afastadas das linhas de frente do conflito.

As autoridades ucranianas registraram diversos edifícios danificados, abrangendo também apartamentos em andares superiores.

Na região de Darnytskyi, um bairro localizado a leste, um edifício de cinco andares sofreu danos parciais, informou Tkachenko, e equipes de resgate estavam inspecionando os destroços em busca de pessoas presas.

Equipes de emergência estão atuando para lidar com as consequências dos ataques em mais de 20 locais na capital.

O ministério da Defesa de Moscou relatou que os sistemas de defesa aérea russos interceptaram e destruíram 102 drones ucranianos durante a noite, que visavam pelo menos sete regiões.

As forças ucranianas realizaram um ataque noturno contra as refinarias de petróleo de Afipsky e Kuybyshevskyi, de acordo com o comandante das forças ucranianas de drones.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile