Ataque israelense ceifa duas vidas na única igreja católica de Gaza

Várias pessoas sofreram ferimentos em decorrência do ataque a bomba que atingiu a Igreja da Sagrada Família; Israel anuncia investigação das circunstânc…

18/07/2025 1:51

2 min de leitura

Ataque israelense ceifa duas vidas na única igreja católica de Gaza
(Imagem de reprodução da internet).

Um ataque supostamente realizado por Israel atingiu a Igreja da Sagrada Família, a única igreja católica de Gaza, na quinta-feira (17.jul.2025), ceifando a vida de duas pessoas e causando ferimentos em várias outras, incluindo o sacerdote responsável. O Patriarcado Latino de Jerusalém confirmou o bombardeio. As FDI (Forças de Defesa de Israel) relataram que estão investigando os detalhes do ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duas pessoas faleceram após um suposto ataque do Exército israelense contra o Complexo da Sagrada Família, informou o Patriarcado Latino de Jerusalém em comunicado.

O padre Gabriel Romanelli, sacerdote argentino da igreja, está entre os feridos, porém com lesões brandas. Romanelli mantinha contato frequente com o papa Francisco, falecido em abril de 2025, acerca do conflito.

Leia também:

O ataque comprometeu a estrutura da igreja situada na cidade de Gaza. As autoridades israelenses não divulgaram as justificativas concretas para o ataque.

Em reação ao ocorrido, o papa Leão XIV encaminhou um telegrama manifestando seu “profundo pesar” e solicitando “uma suspensão imediata das hostilidades”. O líder religioso expressou seu “forte desejo por diálogo, reconciliação e paz duradoura na área”, conforme documento assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As FDI comunicaram estar cientes dos relatos de danos à Igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza e de vítimas no local. As circunstâncias do incidente estão sob análise. A nota acrescentou que as FDI estão fazendo todos os esforços possíveis para minimizar danos a civis e estruturas civis, incluindo locais religiosos, e lamentam qualquer prejuízo causado.

A Igreja Internacional da Graça em Cristo (IIGC) em Gaza condenou a violência e o sofrimento causados pelo conflito entre Israel e o Hamas. A organização expressou preocupação com a situação humanitária e apelou ao fim das hostilidades, defendendo a busca por uma solução pacífica e duradoura para a crise.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália, direita), atribuiu a responsabilidade pelos ataques a Israel. “Os ataques contra a população civil que Israel tem realizado por meses são inaceitáveis. Nenhuma ação militar pode justificar tal atitude”, declarou.

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni fez um pronunciamento em frente à igreja em Gaza, condenando a situação humanitária e a violência no enclave palestino. Ela enfatizou a necessidade de proteger os civis e a importância de uma solução para o conflito.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.