Ataque de Israel ao Catar ameaça as negociações de paz

Os Estados Unidos se colocaram estrategicamente como um mediador fundamental para questões de segurança internacional.

09/09/2025 17:08

1 min de leitura

Ataque de Israel ao Catar ameaça as negociações de paz
(Imagem de reprodução da internet).

O Catar é um dos poucos mediadores regionais que conduzem a única via diplomática para acabar com a guerra em Gaza e garantir a libertação dos reféns israelenses detidos pelo Hamas na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país, que se manteve estrategicamente posicionado como um mediador crucial para questões de segurança global dos EUA, envolvendo Irã e Afeganistão, realizou inúmeras rodadas de negociações entre o Hamas e Israel, fortalecendo seu papel como um ator diplomático chave na resolução de conflitos regionais.

O Catar recebe milhares de tropas americanas na base militar de Al Udeid, a maior do Oriente Médio, e permite que o gabinete político do Hamas opere em Doha, que o Catar afirma ter sido estabelecido a pedido de Washington há uma década para facilitar canais de comunicação indiretos.

Leia também:

Hasan AlHasan, pesquisador sênior de Política do Oriente Médio no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), afirmou que não ficaria surpreso se isso paralisasse a mediação.

O ataque de Israel ao Catar hoje representa o primeiro ataque direto a um país do Golfo, ameaçando o único canal diplomático para um cessar-fogo em Gaza e elevando as preocupações dos estados do Golfo sobre os acordos de segurança com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação se agravou ainda mais, com os Estados Unidos tendo aprovação prévia ou conhecimento do ataque de Israel.

Se os Estados Unidos ofereceram aprovação tácita ou apoio ativo, isso poderia ter consequências potencialmente de longo alcance no cálculo da segurança nacional dos estados do Golfo e em seu relacionamento com os EUA.

A ação ocorreu após Israel ter determinado previamente a evacuação de residentes da Faixa de Gaza, localidade que abriga aproximadamente um milhão de palestinos, antecipadamente à sua controversa operação militar.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.