Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Internacional
  3. Ataque a Miguel Uribe se transforma em munição política para a direita colombiana em período pré-eleitoral

Ataque a Miguel Uribe se transforma em munição política para a direita colombiana em período pré-eleitoral

Senador teve parada cerebral e atualmente ocupa a primeira posição nas pesquisas de intenção de voto, apesar de não se saber se poderá disputar eleições.

Por: Júlia Mendes

21/07/2025 7:31

5 min de leitura

Ataque a Miguel Uribe se transforma em munição política para a direita colombiana em período pré-eleitoral
(Imagem de reprodução da internet).

O atentado contra o senador Miguel Uribe pode ser decisivo para as eleições presidenciais da Colômbia. O pleito está marcado para maio de 2026 e ainda não possui candidatos bem definidos, mas o ataque sofrido pelo direitista já começa a provocar alterações no cenário político local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro sinal disso são as pesquisas de intenção de voto. Uribe, que até então não era o favorito para o Executivo, hoje lidera alguns levantamentos. O primeiro deles após o atentado, realizado pela empresa EcoAnalítica, indica que o senador possui 13,7% das intenções de voto contra 11,5% de Vicky D’Ávila. Na terceira posição aparece o ex-senador Gustavo Bolívar, aliado do atual presidente Gustavo Petro, com 10,5%.

Este cenário indica o começo de uma capitalização do ataque por parte do partido Centro Democrático. O grupo de direita fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe elegeu Iván Duque em 2018 e agora retoma força na disputa contra o Pacto Histórico, coalizão de esquerda que venceu com Gustavo Petro e busca emplacar um novo nome progressista.

Leia também:

Blog post image

Comitê Olímpico dos EUA segue ordem de Trump e dispensa atletas trans de disputas femininas

Blog post image

Rússia e Ucrânia finalizaram negociações de paz na Turquia em tempo recorde

Blog post image

EUA afirmam que as acusações de genocídio contra Israel são infundadas na ONU

O primeiro aspecto a isso é a condição clínica de Miguel Uribe. Em entrevista publicada no Encuentro, a esposa do senador, Maria Claudia Tarazona, declarou que ele sofreu uma morte cerebral. Segundo ela, a morte de Uribe era iminente, porém o congressista passou por diversos procedimentos cirúrgicos que começaram a surtir efeito. Atualmente, o quadro de Uribe não é divulgado pelo hospital com detalhes, mas o centro de saúde Santa Fé afirma que ele tem apresentado progresso.

Em decorrido desse período, grupos de extrema-direita, católicos e até militares se manifestaram em frente à unidade de saúde onde o senador está internado, dando início a um movimento que, segundo a professora de ciência política da Universidade da Antioquia Andrea Arango Gutierrez, representa essa tentativa de utilização política do atentado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa capitalização, contudo, ainda depende de encontrar um nome que possa agregar a crescente popularidade e convertê-la em votos.

Ele não terá tempo para ser candidato. O partido vai capitalizar, eles farão uma consulta interna com o nome de Miguel e os senadores Andrés Guerra, María Fernanda Cabal Molina e Paloma Valencia, para buscar um nome que consiga aglutinar isso. Mas quem? A ideia é buscar alguém que tenha essa força.

O partido ainda deve avaliar os nomes para alcançar um acordo após as eleições internas. A maneira como essas eleições serão realizadas, contudo, ainda não está definida. Uma das principais lideranças, Álvaro Uribe, declarou que não será candidato e tem buscado unir diferentes grupos para encontrar um ponto de convergência.

A própria esposa do senador tem surgido como uma possibilidade, porém ainda não figura como um nome de destaque ou de concordância dentro do partido.

Miguel Uribe é neto de Julio César Turbay, ex-presidente da Colômbia entre 1978 e 1982, e da jornalista Diana Turbay. Apesar de pertencer ao mesmo partido e compartilhar o mesmo sobrenome do ex-presidente Álvaro Uribe, os dois não possuem relação de parentesco.

Uribe é senador desde 2022. Antes, exerceu a função de Secretário de Governo em Bogotá e concorreu à prefeitura da capital, sendo derrotado em 2019.

Em meados de junho, foi alvo de três disparos, sendo dois na cabeça e um no joelho, durante um discurso em um bairro da capital colombiana. Fotos compartilhadas nas redes sociais registram o incidente, com o senador caindo no chão após os disparos e, posteriormente, sendo visto sangrando e recebendo atendimento em um automóvel.

Até o momento, seis indivíduos foram presos por envolvimento no atentado contra o senador. O último deles se rendeu na última quarta-feira (16). A investigação aponta que José Arteaga Hernández, conhecido como El Costeño, teria recebido aproximadamente 750 milhões de pesos (R$ 1 milhão) para planejar e executar o ataque armado contra Uribe.

Grupos do Pacto Histórico buscam orientar o Presidente para que não haja interferência política nas investigações, permitindo que o Judiciário e o Ministério Público conduzam o trabalho. A sugestão é que pode haver uma rede mais extensa envolvida no caso e que a questão política esteja relacionada a outros temas, como organizações ligadas ao tráfico de drogas.

Ao se envolver diretamente nas investigações, existe o receio de que uma facção do Pacto Histórico tente, justamente, associar a imagem do presidente a organizações criminosas.

Outro fator determinante para as eleições pode ser o julgamento de Álvaro Uribe. O ex-presidente e ex-senador é acusado de suborno e fraude processual. O caso iniciou em 2014 com a denúncia do senador Iván Cepeda, do Polo Democrático, de que Uribe teria apoiado e financiado a criação do grupo paramilitar Bloque Metro, um braço das Autodefenses Unidas de Colômbia (AUC).

Grupos armados irregulares começaram a surgir em 1980 na Colômbia, mas durante o governo uribista foram anistiados de acusações de crimes contra civis com a aprovação da lei de “justiça e paz”, em 2005.

Uribe moveu uma ação judicial contra o senador de esquerda, afirmando que Cepeda teria oferecido subornos a paramilitares presos para influenciar depoimentos.

Para Consuelo Ahumada, professora de Ciência Política da Universidade Externado da Colômbia, a tendência é que a decisão sobre Uribe tenha efeitos significativos para as eleições e possam ser aproveitados pela direita, seja ele condenado, seja em uma eventual condenação.

Ele se torna um distrator diante de outras questões. A decisão final de Uribe ocorrerá em 28 de julho. E isso será instrumentalizado. Se Uribe for condenado, a direita pode capitalizar isso para afirmar que foi uma montagem e que ele é alvo de um processo injusto. Se ele for absolvido, argumentarão que não teve nada contra ele e que o grupo apresenta uma idoneidade.

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Álvaro UribeCentro Democráticoeleições colombianasintenção de votoMiguel UribePacto Histórico
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Internacional

Comitê Olímpico dos EUA segue ordem de Trump e dispensa atletas trans de disputas femininas

23/07/2025 10:07 | 1 min de leitura

● Trump ameaça elevar tarifas para nações que não permitirem acesso aos EUA

23/07/2025 16:29 | 1 min de leitura

● Rapper Oruam se rendeu à polícia no Rio de Janeiro

23/07/2025 0:21 | 3 min de leitura

● Trump intensifica luta contra Lula, aponta jornal

23/07/2025 15:30 | 3 min de leitura

● Rússia e Ucrânia finalizaram negociações de paz na Turquia em tempo recorde

23/07/2025 16:11 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!