Nichole Ayers detalhou o procedimento de limpeza em uma estação espacial.
A astronauta Nichole Ayers relatou em suas redes sociais na segunda-feira (4) que os cientistas realizam a lavagem capilar durante a permanência na Estação Espacial Internacional (ISS). Ela demonstrou que utiliza uma bolsa de água, shampoo e leave-in para a tarefa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A água não flui em um ambiente sem gravidade, podendo se depositar no couro cabeludo, que permanece imóvel, e assim passar pelos fios.
Nichole Ayers brincou no final do vídeo que a água que vai sair do cabelo dela enquanto seca “provavelmente vai virar o café de alguém amanhã”, já que o líquido é reciclado dentro do laboratório orbital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Espacial Europeia indica que até 80% da água da Estação Espacial Internacional é reciclada, incluindo resíduos da respiração e do suor dos astronautas, através da condensação dos líquidos nas paredes da espaçonave.
Na ausência de chuveiros, durante a permanência na órbita, a higiene pessoal é realizada com lenços umedecidos e adaptações, como a da astronauta Ayers, para a lavagem do cabelo.
Uma nova equipe de cientistas, da missão SpaceX Crew-11, chegou à estação espacial na madrugada desta segunda-feira (4): os astronautas da Nasa Zena Cardman e Mike Fincke, o astronauta Kimiya Yui, da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), e o cosmonauta Oleg Platonov, da Roscosmos.
A publicação da Nichole “Vapor” Ayers (@astro_ayers).
A NASA divulga as melhores imagens da Estação Espacial Internacional em 2024.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.