Associações de exportadoras de carne defendem o diálogo com os EUA, afirma Abiec

A organização relata que o efeito no setor de carnes é de aproximadamente 1 bilhão de dólares.

30/07/2025 21:10

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, declarou que o setor de carne bovina deverá apresentar uma perda de aproximadamente US$ 1 bilhão nos próximos seis meses devido à aplicação de tarifas de 50% para os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de 6 de agosto, a medida alcança o segundo maior mercado externo de carne bovina do Brasil.

O impacto na cadeia que estimamos para o restante deste ano e nos anos subsequentes, porém, é de aproximadamente US$ 1 bilhão, declarou Perosa, após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a equipe do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ainda salientou que os norte-americanos haviam negociado com vários outros países e esperava que houvesse um retrocesso também no Brasil.

Ainda existe a expectativa de que isso se concretize para o Brasil, permitindo a retomada do fluxo normal de exportações, considerando que a exportação dos Estados Unidos representa uma operação de ganho-ganho. O Brasil gera riqueza e renda, enquanto os Estados Unidos controlam a inflação americana.

Leia também:

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.