Associação Amcham considera que a alta tarifa representa um enfraquecimento do relacionamento comercial entre Brasil e EUA
Estudo aponta que 86% das empresas consideram que ações de retaliação por parte do Brasil intensificariam as tensões e diminuiriam as margens de negocia…
A Amcham declarou em comunicado, divulgado nesta quarta-feira (30), que a alíquota de 50% anunciada por Donald Trump “prejudica” a relação comercial entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota afirma que se trata de uma medida que compromete as relações econômicas e comerciais entre os dois países, impactando negativamente a competitividade das empresas, o trabalho dos trabalhadores e o poder de compra dos consumidores.
A Amcham Brasil é a maior câmara americana de comércio entre as 114 existentes fora dos Estados Unidos e reúne mais de 3,5 mil empresas, que representam aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Amcham também declarou que mantém a defesa do diálogo em alto nível.
Uma pesquisa realizada pela instituição, entre 24 e 30 de julho, aponta que 86% das empresas exportadoras consideram que medidas de reciprocidade por parte do Brasil poderiam intensificar as tensões bilaterais e diminuir o espaço para negociações.
Leia também:
Medida Provisória em Análise Pode Transformar o Setor Energético Brasileiro com Novas Regras
Trump anuncia acordo comercial histórico com a Coreia do Sul: “Nós conseguimos!”
PIB da Espanha avança 0,6% no 3º trimestre, abaixo da expectativa de 0,7% da FactSet
A Amcham argumenta que, além disso, causariam efeitos negativos sobre setores que dependem de insumos, tecnologias ou equipamentos americanos, bem como prejuízos à imagem e à segurança jurídica do Brasil como destino de investimentos e negócios.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na quarta-feira (30) uma ordem executiva que estabelece a alíquota de 50% sobre produtos brasileiros.
O documento apresenta Trump argumentando que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” devido às políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro, que, na visão do republicano, afetam empresas americanas, os direitos à liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












