Associação Amcham considera que a alta tarifa representa um enfraquecimento do relacionamento comercial entre Brasil e EUA
Estudo aponta que 86% das empresas consideram que ações de retaliação por parte do Brasil intensificariam as tensões e diminuiriam as margens de negocia…

A Amcham declarou em comunicado, divulgado nesta quarta-feira (30), que a alíquota de 50% anunciada por Donald Trump “prejudica” a relação comercial entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota afirma que se trata de uma medida que compromete as relações econômicas e comerciais entre os dois países, impactando negativamente a competitividade das empresas, o trabalho dos trabalhadores e o poder de compra dos consumidores.
A Amcham Brasil é a maior câmara americana de comércio entre as 114 existentes fora dos Estados Unidos e reúne mais de 3,5 mil empresas, que representam aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto brasileiro.
Leia também:

Daycoval: isenções de tarifas neutralizam parte relevante do choque no PIB

A inflação nos EUA desacelerou em junho, com um aumento nos gastos do consumidor

A discussão sobre as tarifas BDM ainda não foi resolvida
A Amcham também declarou que mantém a defesa do diálogo em alto nível.
Uma pesquisa realizada pela instituição, entre 24 e 30 de julho, aponta que 86% das empresas exportadoras consideram que medidas de reciprocidade por parte do Brasil poderiam intensificar as tensões bilaterais e diminuir o espaço para negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Amcham argumenta que, além disso, causariam efeitos negativos sobre setores que dependem de insumos, tecnologias ou equipamentos americanos, bem como prejuízos à imagem e à segurança jurídica do Brasil como destino de investimentos e negócios.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na quarta-feira (30) uma ordem executiva que estabelece a alíquota de 50% sobre produtos brasileiros.
O documento apresenta Trump argumentando que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” devido às políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro, que, na visão do republicano, afetam empresas americanas, os direitos à liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)