As vendas brasileiras para os Estados Unidos diminuíram pela metade desde o ano 2001
Os Estados Unidos apresentaram queda de 24,4% para 12,2%; a China teve aumento de 3,3% para 28%.

O Icopex (Índice de Comércio Exterior) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgado nesta 2ª feira (14.jul.2025), revela que, ao longo dos anos, os Estados Unidos reduziram sua presença na carteira comercial do Brasil. Entre 2001 e 2024, a participação americana nas exportações brasileiras variou de 24,4% a 12,2%, representando uma queda de quase a metade.
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Com o declínio de 51% na participação dos Estados Unidos nas exportações brasileiras, a China, que se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, registrou um aumento superior a oito vezes, passando de 3,3% para 28% entre 2001 e 2024.
A União Europeia, que diminuiu sua participação em 44%, e a América do Sul, com queda de 31%, também observaram a perda de espaço para a Ásia em 23 anos. Apesar dos dois grupos de países terem reduzido sua participação, ainda se mantêm à frente dos Estados Unidos.
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A participação nas exportações brasileiras:
A classificação foi construída com dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O estudo também revela a diminuição da importância dos Estados Unidos nas importações brasileiras.
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Em 2001, os Estados Unidos representavam 22,7% das importações brasileiras. Em 2024, essa proporção diminuiu para 15,5%. Essa diferença corresponde a uma redução de 32%.
Na mesma época, a participação chinesa cresceu mais de dez vezes, passando de 2,3% para 24,2%. A União Europeia e a América do Sul apresentaram queda.
Participação nas importações brasileiras:
O estudo demonstra que as exportações para os Estados Unidos apresentam um perfil variado. Em relação à China, 3 produtos são responsáveis por 96% das vendas brasileiras: petróleo, soja e minério de ferro.
Os Estados Unidos absorvem 57% das exportações brasileiras, com 10 produtos específicos nessa posição.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.