As inscrições para o Fies para o semestre em curso iniciam na segunda-feira
Disponível são 44.000 vagas para financiar cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

As inscrições para o processo seletivo deste semestre do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (14.jul). O prazo finaliza às 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. As datas estão previstas no edital publicado pelo Ministério da Educação em 9.jul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições são gratuitas. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A partir de 2001, o governo federal financia a graduação em instituições de ensino superior privadas, com avaliação positiva pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), visando à promoção da inclusão educacional.
Leia também:

Juiz determina o encarceramento de indiciado pela morte de ex-atleta de vôlei em Cuiabá

Coreia do Sul afirma que procura acordo comercial com EUA antes do prazo final

Homem é detido com armas de fogo, munições e faca em Ipanema
Em 2024, o Ministério da Educação disponibiliza 112.168 oportunidades no Fies, contemplando 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Quem tem direito:
Para obter o financiamento estudantil, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fies Social:
O Fies Social é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior em instituições
O edital do processo seletivo destina 50% das vagas ao Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos precisam ter inscrição ativa no Cadênico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759, em 2025).
A nova modalidade lançada pelo MEC oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Classificação:
A classificação no processo seletivo do Fies será feita com base na ordem decrescente das notas dos candidatos no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
A ordem de prioridades considera os que:
Resultados:
O Fies possui chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho.
Alunos de graduação não pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para as vagas remanescentes, considerando a ordem de classificação.
A inscrição na lista de espera será realizada entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.