As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) encerram nesta quarta-feira
Avaliações serão realizadas em outubro; informe-se sobre os participantes aptos.
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) encerram nesta quarta-feira, 30, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND. A extensão do prazo foi comunicada na sexta-feira, 25, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As solicitações de atendimento especializado, incluindo, por exemplo, aquelas feitas por pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, bem como a solicitação de tratamento por pessoas trans pelo nome social, também devem ser apresentadas até 30 de julho.
A prova unificada, embora não seja um concurso público, oferece aos interessados na carreira de magistério público a chance de ingressar, pois estados e municípios podem utilizar a nota do candidato em parte do processo seletivo de professores de suas redes de ensino. Por isso, a PND é conhecida como “CNU dos Professores”, em referência ao processo seletivo do Concurso Nacional Público Unificado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode se inscrever
Os estudantes que concluem cursos de Licenciatura em 2025 e que estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas podem realizar a PND. É necessário acessar o Sistema PND, inserir os dados e confirmar a participação na prova. Esses alunos têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição automaticamente.
Professores com formação em cursos de licenciatura, interessados em participar de concursos ou processos seletivos de redes de ensino que utilizarem o resultado da avaliação como etapa de ingresso, poderão fazê-lo em 2026, além dos estudantes concluintes inscritos no Enade 2025.
Leia também:
Crunchyroll lança dublagem brasileira de ‘Gachiakuta’ com novos episódios!
Novo Trailer de SPY x FAMILY Revela Sequestro de Ônibus em Anime!
My Hero Academia: Temporada Final Quebra Recordes Históricos no IMDb
Realização do valor da taxa
Participantes inscritos na PND, não isentos ou que tiveram o pedido de isenção reprovado, deverão até esta sexta-feira (1º) pagar a taxa de inscrição de R$ 85. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição é gerada no momento da inscrição. Quem precisa reimprimir a GRU deve acessar o Sistema PND, com login do portal Gov.br. A taxa pode ser paga em qualquer agência bancária, lotérica ou aplicativos de bancos.
Qual é a PND?
A prova foi elaborada neste ano com o intuito de aprimorar a qualidade da formação e promover a realização de concursos públicos pelas redes de ensino estaduais, do Distrito Federal e dos municípios, visando, assim, estimular o ingresso de profissionais qualificados no serviço público. O exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024 para fortalecer a formação docente, incentivar a entrada de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério. A iniciativa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
A versão de 2025 do exame obteve pré-aprovação em 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país, dos quais 18 são capitais. A PND não substitui o processo seletivo das redes de educação, que podem optar por utilizar a nota obtida pelo participante em seus concursos públicos ou processos simplificados de contratação local de professores.
Os gestores podem utilizar o exame como única etapa ou avaliação complementar, podendo, por exemplo, definir provas práticas e avaliação de títulos dos professores candidatos.
Prova
A aplicação ocorrerá no dia 26 de outubro, conforme o edital.
A PND utilizará como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. O exame será aplicado em cursos de licenciaturas de 17 áreas de conhecimento.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












