Em entrevista à CNN, a especialista em Direito Constitucional Vera Chemim declarou que as decisões de Alexandre de Moraes possuem um caráter político-ideológico, causando insegurança jurídica e institucional no país. A análise foi realizada em relação às recentes medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A especialista aponta que as decisões apresentam parágrafos confusos e pontuação inadequada, o que dificulta a compreensão precisa das determinações. Essa falta de clareza gera obstáculos para os advogados interpretarem corretamente as ordens judiciais.
Restrições e consequências.
Entre as medidas estabelecidas, ressalta-se a proibição de comunicação, por telefone ou pessoalmente. Chemim alertou que qualquer transmissão de mensagem aparentemente atribuída a Bolsonaro pode levar à prisão preventiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A especialista contestou a necessidade da prisão domiciliar, sustentando a inexistência de fundamentos suficientes para a adoção dessa medida cautelar. Conforme sua análise, o cumprimento a pessoas, registrado em vídeo, não caracterizaria desrespeito ao Poder Judiciário.
A especialista ressaltou que há uma interferência de atribuições do Judiciário, associando-a em parte à vulnerabilidade do Poder Legislativo. Para ela, interesses políticos estão se manifestando no curso do processo penal.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: CNN Brasil
