Artistas e Hollywood alertam: IA rouba obras! Campanha liderada por Scarlett Johansson e Joseph Gordon-Levitt denuncia uso não autorizado de obras protegidas. Saiba mais!
Um jornalista experiente, que já lidou com episódios delicados envolvendo IA em sua carreira, está se unindo a uma denúncia assinada por mais de 700 artistas contra empresas de tecnologia. A campanha, que ainda conta com apoio de Joseph Gordon-Levitt, tem o intuito de proteger obras protegidas por direitos autorais que são exploradas sem permissão, segundo a Variety.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto as regulamentações sobre a inteligência artificial continuam sendo avaliadas, a denúncia é movida com o seguinte argumento: “Roubar nosso trabalho não é inovação. Não é progresso. É roubo – pura e simplesmente.” A iniciativa busca garantir que o setor criativo dos EUA, que abrange áreas como a televisão, cinema, música, editoração e mídia digital, seja protegido.
A campanha enfatiza que esse ecossistema, que “sustenta milhares de empregos, impulsiona o crescimento econômico e projeta poder cultural globalmente”, está em iminente ameaça devido ao avanço da IA. A preocupação reside na extração do melhor de Hollywood e do entretenimento em geral sem autorização e transparência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os envolvidos na campanha defendem que, em vez de impedir o uso de suas respectivas imagens, as empresas de tecnologia possam fechar acordos ou parcerias de conteúdo, seguindo o modelo de outras corporações. A ideia é que seja possível ter inteligência artificial avançada e em rapido desenvolvimento, e garantir que os direitos dos criadores sejam respeitados.
Scarlett Johansson segue em preparação para o início das filmagens de seu próximo projeto.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.