Artistas convertem raízes de árvores em obras de arte com o objetivo de preservar a cultura
Emmanuel Ekokotu expõe suas obras de arte em um museu, em Abuja, na Nigéria, seu país de origem.
A obra, com intrincadas formações de raízes como cabelos, personifica uma deusa da água, embelezada com elementos da tradição nigeriana, em consonância com o projeto de Ekokotu de assegurar a manutenção da identidade cultural por meio da arte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ekokotu, com 49 anos e formação em Belas Artes, busca raízes de árvores descartadas como matéria-prima em matas e rios.
“Minha arte não é apenas uma peça que você encontra e diz ‘linda’”, declarou ele. “Isso remete à sua identidade. Todos nós temos nossas raízes porque somos todos de algum lugar.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele concluiu um dinossauro em tamanho real, construído com raízes descartadas. A escultura, com 3,35 metros de altura, tem 320 kg e demorou nove meses para ser finalizada. Ekokotu a estima em mais de US$ 16 mil (aproximadamente R$ 89 mil).
Suas fontes não convencionais costumam atrair olhares de surpresa.
Leia também:
Virginia Fonseca exibe bolsa de luxo da Prada recebida de Vini Jr. em viagem a Madrid
Halloween e Dia do Saci: A Fascinante Dualidade do 31 de Outubro no Brasil
Novas Tendências de Maquiagem Masculina para o Halloween: Criatividade e Estilo em Alta!
Conseguir o material é um desafio. Ao dirigir em Lagos, consigo observar raízes no chão. Estaciono e as coloco no meu carro. As pessoas me olham como se eu estivesse louco.
A Ekokotu não abate árvores, em vez disso, recolhe raízes abandonadas nas margens das estradas ou deixadas por lenhadores.
A escultura de raízes mantém a beleza natural das raízes, possibilitando que os artistas produzam obras realistas, destacando suas formas naturais.
Escultura do Davi, de Michelangelo, ganha nova iluminação e evidencia detalhes.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












