Acordo entre Mercosul e União Europeia é Apresentado na Câmara
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou, nesta segunda-feira (9), seu parecer favorável ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O documento foi submetido à avaliação de líderes partidários e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a manhã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação do relatório está agendada para a representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) nesta terça-feira (10). O colegiado, que inclui deputados e senadores, é presidido por Chinaglia.
Próximos Passos para o Acordo
Após a votação no Parlasul, a expectativa é que o acordo seja discutido no plenário da Câmara após o feriado. Se aprovado, o texto seguirá para análise no Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No parecer, Chinaglia enfatizou a criação de uma ampla área de livre comércio e o potencial para atrair mais investimentos. No entanto, ele também alertou que, diante de medidas unilaterais injustas, o Brasil defenderá seus interesses de forma legítima.
Detalhes do Acordo
O acordo foi assinado em 17 de janeiro, mas ainda precisa da aprovação dos parlamentares dos países que fazem parte dos blocos para ser implementado. Em entrevista à CNN, Chinaglia afirmou que cabe ao Parlamento decidir sobre a aprovação do texto, sem possibilidade de sugerir mudanças concretas, apenas cláusulas de interpretação.
