ArcelorMittal Conclui Parque Solar em Paracatu
A ArcelorMittal anunciou, nesta terça-feira (9), a finalização da construção do parque solar Luiz Carlos, localizado em Paracatu (MG). O investimento totalizou R$ 895 milhões, marcando a primeira usina fotovoltaica do grupo siderúrgico no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instalação, que foi divulgada no ano passado, foi desenvolvida em colaboração com a Atlas Renewables Energy. Com uma capacidade instalada de 315 megawatts pico, a usina deve gerar aproximadamente 74 megawatts médios anualmente. A partir de dezembro de 2025, a ArcelorMittal Brasil se tornará a proprietária total do parque, conforme comunicado oficial da empresa.
Energia Destinada às Operações
“Todo o volume de energia gerado pela planta será destinado às nossas operações”, destacou Everton Negresiolo, presidente-executivo da ArcelorMittal Aços Longos na América Latina, em nota à imprensa. O parque é composto por 516 mil módulos solares bifaciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto Luiz Carlos integra um plano de investimentos de R$ 5,8 bilhões da ArcelorMittal em energias renováveis, que também contempla um parque híbrido de energia eólica e solar na Bahia. A companhia tem como meta atingir 100% de fontes renováveis em sua matriz elétrica até 2030 no Brasil.
Em 2024, a empresa já havia alcançado uma autogeração de 61%, complementada por 39% de energia elétrica adquirida de fornecedores que utilizam fontes limpas e renováveis, conforme informações do grupo siderúrgico.
