O documento foi emitido em outubro do ano anterior, em meio ao governo de Joe Biden.
O governo dos Estados Unidos autorizou, em outubro de 2024, visto ao jornalista Oswaldo Eustáquio por um período de quatro anos. Eustáquio está foragido da Justiça brasileira e possui dois mandados de prisão pendentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autorização para sua entrada em solo americano foi entregue nesta sexta-feira (18), na embaixada dos EUA na Espanha, local onde ele reside.
Uma imagem do visto, obtida pela CNN, indica validade de quatro anos, concedido sob a classificação “jornalista ou mídia estrangeira”. O repórter Eustáquio acredita que recebeu o visto agora devido ao fato de Donald Trump estar no poder, e não Biden, mesmo que o documento tenha sido emitido na administração anterior.
Oswaldo Eustáquio é considerado foragido do Brasil em razão de duas ordens de prisão expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, motivadas por ameaças, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos eventos de 8 de janeiro. Após sua fuga, buscou refúgio no Paraguai e na Argentina, e posteriormente se dirigiu à Espanha.
O governo brasileiro solicitou a extradição do foragido para que ele cumprisse pena no país, contudo, o Judiciário espanhol considerou uma “motivação política” e recusou o pedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O visto foi concedido no mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou em suas redes sociais e no site oficial do Departamento de Estado a revogação de vistos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e de “seus aliados”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.