Aprovado pelo Senado, o acordo entre Brasil e Índia visa aumentar os investimentos mútuos
O texto passa agora para promulgação, o que permite à Presidência da República ratificar o tratado.

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira 3 o texto do acordo firmado entre o Brasil e a Índia para otimizar investimentos entre os dois países (PDL 609/2021). Ele agora tramita para a promulgação, o que habilita a Presidência da República a ratificar o tratado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre Brasil e Índia foi assinado em 2020, em Nova Delhi. O texto promove o investimento mútuo entre os dois países por meio de garantias legais aos investidores, cooperação intergovernamental, facilitação de investimentos, prevenção e solução de controvérsias.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o responsável pela elaboração do projeto de lei. Segundo ele, o acordo elevará o volume de investimentos e estimulará o comércio entre os dois países, além de assegurar a proteção aos investidores brasileiros na Índia.
Leia também:

Como funcionará o novo Gás do Povo, programa que substitui o Auxílio Gás

O BC (BC) vetou a aquisição do Master pelo Banco de Brasília (BRB)

Empresários brasileiros nos EUA são informados que tarifas são “problema político”
Os dois países são grandes democracias multietnicas, e é fundamental que também haja convergência no campo comercial. O comércio bilateral ainda é muito pequeno diante do potencial, especialmente porque nossa balança é concentrada em poucos produtos. Há, portanto, um enorme espaço para crescimento.
A ACFI Brasil-Índia antecipa a livre transferência de recursos de investidores entre os países, que abrangem, por exemplo, aportes ao capital, dividendos, rendimentos decorrentes da venda de investimentos, juros, pagamentos de royalties e taxas de administração e de assistência técnica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As normas, conforme estabelecido pelo governo federal, asseguram previsibilidade e segurança jurídica para empresas e investidores brasileiros na Índia e para empresas e investidores indianos no Brasil, promovendo a integração, a circulação de bens e pessoas e o aproveitamento do potencial econômico-comercial bilateral.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.