Aprovada operação que pode dar ao Tanure controle da Braskem

A transferência de ações da Novonor, anteriormente conhecida como Odebrecht, ainda depende de processos com a Petrobras e da análise de credores.

17/07/2025 14:49

1 min de leitura

Aprovada operação que pode dar ao Tanure controle da Braskem
(Imagem de reprodução da internet).

O Cade autorizou, sem restrições, uma operação que pode levar à transferência de ações da Braskem, detidas pela Novonor (antiga Odebrecht), para um fundo vinculado ao empresário Nelson Tanure.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (17.jul.2025), contudo, ainda está sujeita a um prazo legal de 15 dias, durante o qual interessados podem apresentar manifestações ou o caso pode ser encaminhado à análise do tribunal do conselho.

A solicitação de autorização foi apresentada em 7 de julho por representantes da Novonor e do Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações, fundo de investimentos da Tanure. O empresário almeja adquirir a participação da Petroquímica em poder da holding, e assim, consolidar-se como controlador indireto da empresa.

Leia também:

Atualmente, a Novonor possui 38,3% do capital total da Braskem e 50,1% das ações ordinárias. Esses ativos estão sob gestão fiduciária de instituições financeiras como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Petrobras detém 47% das ações com direito a voto.

Histórico

Há cerca de 2 meses, as partes firmaram um acordo de exclusividade válido por 90 dias, subordinado à manifestação da Petrobras sobre o interesse no negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Braskem afirma que a efetiva realização da operação depende do cumprimento das obrigações estabelecidas no Acordo de Acionistas com a Petrobras e do encerramento das negociações com os bancos detentores dos direitos sobre as ações da Novonor.

A empresa declarou, em nota ao mercado, que não existem garantias de que os eventos, tendências ou resultados previstos realmente se concretizariam.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.