Apresentado o primeiro doutorado gratuito no Brasil em Educação Tecnológica

O Centro Paula Souza recebe inscrições para o programa até 23 de agosto, com início das aulas em março de 2026.

05/08/2025 11:55

2 min de leitura

Apresentado o primeiro doutorado gratuito no Brasil em Educação Tecnológica
(Imagem de reprodução da internet).

O CPS (Centro Paula Souza), autarquia do Governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promove inscrições abertas para o doutorado profissional gratuito em Gestão e Desenvolvimento da Educação Tecnológica. Reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo MEC (Ministério da Educação), trata-se do primeiro doutorado do Brasil em EPT (Educação Profissional e Tecnológica).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online até o dia 23 de agosto. As atividades iniciarão em março de 2026.

O público-alvo são mestres que atuam em Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) estaduais, assim como em outras redes públicas e privadas de ensino.

Leia também:

O programa abrange três eixos de pesquisa: Formação do Formador; Gestão e Avaliação; e Educação Tecnológica, Cultura e Sociedade. A duração do curso é de 48 meses, com carga horária de 2.460 horas, incluindo disciplinas, atividades de pesquisa, estudos complementares e vivência. As aulas ocorrerão de forma presencial, no bairro Bom Retiro, na capital paulista.

Seleção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para disputar as 12 vagas do doutorado profissional gratuito em Gestão e Desenvolvimento da Educação Tecnológica, os candidatos precisam submeter projeto de pesquisa, diploma de mestrado e comprovação de domínio de duas línguas estrangeiras.

O processo de seleção compreende prova dissertativa, análise de currículo, avaliação da pesquisa e entrevista. Serão destinadas 20% das vagas a candidatos negros, terreiros e indígenas, em consonância com a política de ações afirmativas.

O programa de pós-graduação stricto sensu do Centro Paula Souza existe desde 2002 e já titulou mais de 400 mestres, formando pesquisadores e docentes altamente qualificados. Para a coordenadora-geral de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CPS, Juliana Augusta Verona, a chegada do doutorado consolida décadas de expertise da instituição na formação profissional. “Queremos formar professores doutores capazes de liderar transformações na área educacional, com base em conhecimento técnico e visão crítica”, ressalta.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)