Apple remove apps de imigração sob pressão de Trump

Agência ICE confirma que empresa apagou o ICEBlock e outros softwares de alertas para agentes de Imigração e Alfândega.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Apple Remove Aplicativo de Rastreamento do ICE Após Solicitação do Governo Trump

A Apple anunciou nesta quinta-feira (2) que removeu o ICEBlock e outros aplicativos semelhantes de rastreamento do ICE de sua App Store, em um caso raro de remoção de aplicativos a pedido do governo federal dos Estados Unidos. A decisão ocorreu após receber informações das autoridades policiais sobre os riscos de segurança associados ao aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco de Ataques Contra Agentes de Imigração

O aplicativo alertava usuários sobre a presença de agentes de Imigração e Alfândega (ICE) em suas áreas, o que, segundo o Departamento de Justiça, poderia aumentar o risco de ataques contra os agentes. A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, enfatizou que a violência contra a aplicação da lei é uma “linha vermelha intolerável” que não pode ser cruzada.

Relações da Apple com o Governo Trump

A decisão da Apple pode aumentar o escrutínio sobre os laços crescentes entre empresas de tecnologia e o governo Trump. Muitas companhias, incluindo a fabricante do iPhone, têm buscado evitar choques com a Casa Branca, que não hesita em fazer ameaças — especialmente sobre tarifas — contra empresas específicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações e Controvérsias

Joshua Aaron, criador do ICEBlock no Texas, criticou a decisão da Apple, afirmando que “ceder a um regime autoritário nunca é a decisão correta”. Ele também alertou sobre o potencial de processos legais contra ele.

Remoções de Aplicativos e a Tendência Global

A Apple removeu mais de 1.700 aplicativos de sua App Store em 2024 em resposta a pedidos de governos. A maioria — mais de 1.300 — foi feita pela China, seguida da Rússia (171) e da Coreia do Sul (79). Nos últimos três anos, os Estados Unidos não figuraram entre os países em que apps foram removidos por exigências governamentais.

LEIA TAMBÉM!

Contexto da Vigilância do ICE

A vigilância civil de agentes federais de imigração tem se tornado mais assertiva desde o retorno de Trump ao poder, com ativistas afirmando que seu objetivo é proteger comunidades contra a atuação agressiva do ICE. Em cidades como Washington, moradores também utilizam chats criptografados para compartilhar informações sobre fiscalizações.

Especialistas jurídicos reiteraram que a vigilância do ICE é, em grande parte, constitucional, desde que não haja tentativa de obstrução. A agência tem intensificado a fiscalização, com US$ 75 bilhões em novos financiamentos até 2029, e preso portadores de visto e residentes permanentes nos EUA.

A maioria dos iPhones da Apple é fabricada na China, o que torna a empresa particularmente sensível a políticas tarifárias. A Casa Branca já cogitou impostos sobre importação de chips presentes nos dispositivos.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile