Apple e Google selam parceria inovadora para atualizar a Siri com o modelo de IA Gemini, prometendo experiências revolucionárias para os usuários em 2026!
A Apple anunciou que utilizará o modelo de inteligência artificial Gemini, desenvolvido pelo Google, para atualizar a Siri, com lançamento previsto para este ano. O comunicado foi feito na segunda-feira (12) pelas duas empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a declaração, a Apple concluiu que a tecnologia de IA do Google é a mais adequada para os Modelos de Fundação da Apple. Ambas as empresas expressaram entusiasmo pelas novas experiências que essa colaboração trará aos usuários.
As empresas firmaram um contrato plurianual, permitindo que a Apple utilize o modelo Gemini e a tecnologia de computação em nuvem do Google para aprimorar os recursos de IA. Essa iniciativa pode acelerar o lançamento da versão mais avançada da assistente de voz Siri, que teve seu lançamento adiado após ser apresentada na Conferência Mundial de Desenvolvimento de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atraso gerou preocupações sobre a posição da Apple em relação a outras grandes empresas de tecnologia no campo da IA. Embora o acordo possa sugerir dificuldades da Apple em desenvolver um modelo próprio, Wall Street vê isso como um sinal positivo para a fabricante do iPhone.
A Apple está investindo em recursos de IA, incluindo a atualização da Siri, para impulsionar as vendas do iPhone, que enfrentaram desafios nos últimos anos. A parceria também representa uma vitória para o Google na competição por um modelo de IA dominante no Vale do Silício.
Além disso, a Apple já havia estabelecido uma colaboração com a OpenAI para integrar o ChatGPT em alguns recursos de IA. Contudo, o novo acordo com o Google coloca o Gemini como peça central na estratégia de IA da Apple. Não está claro como isso afetará a integração do ChatGPT nos recursos do iPhone.
Dan Ives, analista da Wedbush, comentou que o acordo era esperado e representa um ponto positivo para ambas as empresas. Os termos financeiros do contrato não foram divulgados, mas a Bloomberg havia informado que a Apple poderia pagar cerca de US$ 1 bilhão por ano para incorporar o Gemini à Siri.
A Apple garantiu que, com o novo acordo, os recursos de IA do Apple Intelligence continuarão operando nos dispositivos dos usuários ou em uma nuvem segura, protegendo os dados pessoais. Por volta das 17h15, no horário de Brasília, as ações da Apple e do Google apresentavam leve alta.
Analistas estimam que a Apple deve registrar um crescimento de aproximadamente 11% nas vendas do iPhone em relação ao ano anterior, quando divulgar os resultados do trimestre encerrado em dezembro, ainda este mês. O lucro total da empresa no trimestre deve ultrapassar US$ 39 bilhões, com um crescimento de quase 8%.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.