Apple e Cade acertam acordo histórico para iOS! Em 2025, empresa deve permitir outras formas de pagamento e lojas alternativas. Risco de multa de R$ 150 milhões!
Em 23 de dezembro de 2025, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) formalizou um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com a Apple, estabelecendo medidas para mitigar possíveis práticas anticoncorrenciais no ecossistema digital do iOS, o sistema operacional dos smartphones da empresa no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação, que teve início em 2022, surgiu a partir de denúncias da Ebazar.com.br e do Mercado Livre, que acusavam a Apple de abusar de sua posição dominante na distribuição de aplicativos para dispositivos iOS.
As investigações do Cade revelaram diversas condutas consideradas restritivas. Uma das principais queixas era a proibição de que desenvolvedores comercializassem serviços digitais de terceiros dentro do ecossistema da Apple. Além disso, os desenvolvedores eram obrigados a utilizar o sistema de pagamento da empresa, sem ter a liberdade de informar aos usuários outras opções de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após passar por outras instâncias, o caso chegou ao Cade em junho de 2025, quando foi aberto um período de negociação para o TCC. O acordo estabelece que a Apple deverá permitir que os desenvolvedores ofereçam outras formas de pagamento além daquela disponibilizada pela empresa.
Adicionalmente, a Apple terá permissão para a abertura de lojas de aplicativos alternativas e deverá definir regras claras para a cobrança de taxas.
Caso a Apple não cumpra as determinações do TCC em um prazo de 105 dias, a empresa poderá ser multada em até R$ 150 milhões, e o Cade retomará as investigações. Segundo o conselheiro Victor Fernandes, o objetivo do acordo é “gerar efeitos concretos e positivos sobre a dinâmica competitiva dos mercados envolvidos”, buscando eliminar riscos concorrenciais no ecossistema iOS.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.