Aposentados do INSS, fiquem alertas! Golpes contra idosos com benefício do INSS em 2026. Criminosos se passam por funcionários para roubar dados bancários. Proteja-se!
Aposentados e pensionistas do INSS que possuem conta no Bradesco precisam ficar atentos a um comunicado importante da empresa. A mensagem serve para alertar sobre um risco crescente: golpes contra idosos que utilizam o benefício em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o próprio site do Bradesco, criminosos estão se aproveitando da vulnerabilidade de aposentados do INSS para aplicar fraudes. Os golpistas se passam por funcionários do programa, utilizando documentos falsos e entrando em contato por telefone ou WhatsApp, com o objetivo de obter dados pessoais e bancários das vítimas para realizar transações indevidas.
Para evitar cair nessas armadilhas, alguns cuidados são essenciais. Em primeiro lugar, é fundamental verificar regularmente o extrato de pagamento do INSS. Outra dica importante é nunca enviar documentos por mensagem ou e-mail para pessoas desconhecidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS nunca fará esse tipo de solicitação.
Além disso, é preciso ficar atento a possíveis descontos indevidos e não autorizados na conta. Se você identificar algo suspeito, registre um Boletim de Ocorrência e informe o banco imediatamente.
Se você tiver alguma dúvida sobre o programa, pode acessar o site oficial do INSS ou baixar o aplicativo ‘MEU INSS’ no seu celular. O aplicativo oferece informações atualizadas sobre o pagamento e outras dúvidas frequentes.
Caso não tenha acesso à internet ou não possua um aparelho para usar o aplicativo, pode ligar para a Central de Atendimento no número 135. Também é possível se dirigir a uma agência previdenciária mais próxima de sua casa, desde que haja uma em sua região.
O calendário de pagamento mensal do INSS em relação ao mês de janeiro iniciou na última segunda-feira (26). Aqueles que possuem o final do NIS em 5 e recebem apenas um salário mínimo já têm o pagamento liberado. Esse calendário é parte do esquema de pagamento do programa, que divide os beneficiários em grupos de acordo com o valor do salário e o final do NIS.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.