Após Washington, Trump prepara envio de militares a Chicago

A operação de imigração na cidade exacerbaria ainda mais o conflito entre a Casa Branca e as cidades governadas pelos democratas.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As autoridades de Chicago se preparam para uma extensa operação federal de fiscalização da imigração, que poderá iniciar nesta semana. O prefeito da cidade, Brandon Johnson, assinou uma ordem no fim de semana com o objetivo de resistir à repressão planejada pelo governo Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador de Illinois, JB Pritzker, afirmou no domingo que tal ação representaria uma “invasão” e que não houve contato com a Casa Branca em relação aos planos de envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago.

Ninguém no governo – o presidente ou qualquer pessoa sob seu comando – ligou para alguém do meu governo, ou para mim. Então, está claro que, em segredo, eles estão planejando isso – bem, é uma invasão com tropas americanas, se de fato fizerem isso.

LEIA TAMBÉM!

A operação deve iniciar em Chicago na próxima sexta-feira (5) e pode incluir agentes do Serviço de Imigração e Alfândega, Alfândega e Proteção de Fronteiras, podendo ser auxiliada por forças de segurança em uma função de manutenção da ordem.

Já tivemos operações em andamento com o ICE em Chicago, em Illinois e outros estados, assegurando que estamos cumprindo nossas leis, mas pretendemos adicionar mais recursos a essas operações”, declarou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, no programa “Face the Nation” da CBS News no domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma operação de imigração na cidade intensificaria ainda mais o conflito entre a Casa Branca e cidades lideradas pelos democratas e ocorre em um momento em que o presidente americano e seus assessores têm criticado repetidamente Chicago por políticas que limitam a cooperação entre as autoridades locais e as autoridades federais de imigração.

Noem declarou que o governo Trump “não retirou nada da mesa” e mencionou especificamente São Francisco e Boston, além de Chicago.

Ela indicou que cidades governadas por republicanos com questões de criminalidade também estavam “definitivamente” sendo avaliadas.

O prefeito de Chicago declarou que a polícia da cidade não cooperará com agentes federais em patrulhas conjuntas, operações de prisão ou outras atividades policiais, incluindo a fiscalização da imigração civil. Ele também solicitou que os policiais federais utilizem câmeras corporais e evitem o uso de máscaras.

É possível observar uma militarização da imigração. Também podemos verificar a presença de tropas da Guarda Nacional, além de militares em serviço ativo e veículos armados nas ruas. Não solicitamos isso. Nosso povo não pediu isso, contudo, nos vemos compelidos a responder a essa situação.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile