O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, pré-candidato à presidência do país, iniciou reabilitação neurológica após recentes intervenções médicas, informou na segunda-feira (14), a clínica onde ele está hospitalizado há mais de um mês. Uribe foi baleado em um comício político em junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fundação Santa Fé de Bogotá comunicou que, após a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada e Doppler, os médicos determinaram o início de um protocolo de neurorreabilitação, ainda que a clínica tenha esclarecido que o prognóstico neurológico permanece reservado.
A neurorreabilitação é um processo médico no qual várias disciplinas visam facilitar a recuperação das habilidades físicas e cognitivas do paciente.
LEIA TAMBÉM!
Qual foi o ataque?
Uribe foi vítima de um atentado em 7 de junho, durante um pronunciamento de campanha em um parque na região oeste de Bogotá. Ele continua internado no hospital, com prognóstico grave, embora apresente sinais de melhora. A unidade de terapia intensiva informa que o candidato permanecerá sob suporte ventilatório e sedação, com acompanhamento neurológico contínuo.
A recuperação médica de Miguel é um “milagre” para sua esposa, Maria Claudia Tarazona. Ela declarou ao programa de televisão Los Informantes no domingo (13), que, após o ataque, foi informada de que ele havia entrado em “estado de coma”, o que significava que ele sobreviveria apenas algumas horas. Contudo, os médicos lhe forneceram um relatório otimista logo em seguida. “Voltei à clínica e me disseram: ‘É outro paciente, outro cérebro, e o Miguel está recuperado.’”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Processo judicial
Quatro indivíduos, suspeitos de participação na execução e no planejamento do ataque ao político conservador, foram presos. Dentre eles, um adolescente acusado de disparar contra o pré-candidato e o principal planejador do ataque, Elder José Arteaga Hernández, também conhecido como “El Costeño”.
Contudo, as autoridades estão investigando a causa do ataque. Elas rejeitaram a hipótese de um atirador isolado e declararam que as evidências indicam um plano organizado no qual mais indivíduos ainda não foram detidos.
O urso é um dos principais adversários no Congresso do presidente Gustavo Petro, o primeiro esquerdista a governar a Colômbia. Assim, o ataque surpreendeu um país que já lidou com cartéis de drogas e grupos insurgentes que visavam candidatos presidenciais e autoridades de alto escalão.
Com informações do Estadão Contigo
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan