Após sofrer um ferimento na cabeça, pré-candidato à presidência da Colômbia inicia reabilitação neurológica

O procedimento é um processo médico que visa otimizar a recuperação das funções físicas e cognitivas do paciente; Miguel Uribe foi vítima de um ataque d…

15/07/2025 18:29

2 min de leitura

Senator Miguel Uribe looks on after the Senate voted against the government labor reform referendum promoted by Colombia's President Gustavo Petro in Bogota on May 14, 2025. A Colombian right-wing opposition senator and candidate to next year's presidential election was shot and wounded in Bogota on June 7, 2025, various media reported, while the government denounced an "attack." Miguel Uribe, 39, was in critical condition and one person had been arrested, according to media reports. (Photo by Raul ARBOLEDA / AFP)
Senator Miguel Uribe looks on after the Senate voted against the...

O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, pré-candidato à presidência do país, iniciou reabilitação neurológica após recentes intervenções médicas, informou na segunda-feira (14), a clínica onde ele está hospitalizado há mais de um mês. Uribe foi baleado em um comício político em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Fundação Santa Fé de Bogotá comunicou que, após a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada e Doppler, os médicos determinaram o início de um protocolo de neurorreabilitação, ainda que a clínica tenha esclarecido que o prognóstico neurológico permanece reservado.

A neurorreabilitação é um processo médico no qual várias disciplinas visam facilitar a recuperação das habilidades físicas e cognitivas do paciente.

Leia também:

Qual foi o ataque?

Uribe foi vítima de um atentado em 7 de junho, durante um pronunciamento de campanha em um parque na região oeste de Bogotá. Ele continua internado no hospital, com prognóstico grave, embora apresente sinais de melhora. A unidade de terapia intensiva informa que o candidato permanecerá sob suporte ventilatório e sedação, com acompanhamento neurológico contínuo.

A recuperação médica de Miguel é um “milagre” para sua esposa, Maria Claudia Tarazona. Ela declarou ao programa de televisão Los Informantes no domingo (13), que, após o ataque, foi informada de que ele havia entrado em “estado de coma”, o que significava que ele sobreviveria apenas algumas horas. Contudo, os médicos lhe forneceram um relatório otimista logo em seguida. “Voltei à clínica e me disseram: ‘É outro paciente, outro cérebro, e o Miguel está recuperado.’”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Processo judicial

Quatro indivíduos, suspeitos de participação na execução e no planejamento do ataque ao político conservador, foram presos. Dentre eles, um adolescente acusado de disparar contra o pré-candidato e o principal planejador do ataque, Elder José Arteaga Hernández, também conhecido como “El Costeño”.

Contudo, as autoridades estão investigando a causa do ataque. Elas rejeitaram a hipótese de um atirador isolado e declararam que as evidências indicam um plano organizado no qual mais indivíduos ainda não foram detidos.

O urso é um dos principais adversários no Congresso do presidente Gustavo Petro, o primeiro esquerdista a governar a Colômbia. Assim, o ataque surpreendeu um país que já lidou com cartéis de drogas e grupos insurgentes que visavam candidatos presidenciais e autoridades de alto escalão.

Com informações do Estadão Contigo

Publicado por Nótaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.