Após os valores praticados nos Estados Unidos, comissão do Senado defende diálogo e equilíbrio

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, afirmou que as medidas comerciais internacionais devem ser ab…

09/07/2025 16:37

1 min de leitura

Após os valores praticados nos Estados Unidos, comissão do Senado defende diálogo e equilíbrio
(Imagem de reprodução da internet).

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas tarifas ao Brasil, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), defendeu, nesta quarta-feira (9), que medidas comerciais internacionais devem ser tratadas “com responsabilidade e dentro dos marcos do direito internacional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trad assegurou manter uma comunicação “fria e respeitosa” com a representação diplomática dos EUA no Brasil e reiterou que a comissão continuará atuando “com equilíbrio” para preservar canais abertos com todos os parceiros estratégicos.

O Congresso Nacional desempenha um papel importante na formação de relações exteriores estáveis, responsáveis e alinhadas aos princípios da soberania, do multilateralismo e da cooperação, afirmou o comunicado.

Leia também:

Trump declarou que pretende anunciar em breve novas tarifas ao Brasil. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, afirmou o republicano a jornalistas durante um encontro com líderes da África Ocidental na Casa Branca. “Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã.”

Nos últimos dias, os Estados Unidos têm imposto uma série de tarifas a parceiros comerciais. Ainda nesta quarta-feira, Trump indicou que mais medidas podem ser anunciadas nas próximas horas. Entre os países afetados até o momento estão Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas, com alíquotas que chegam a 30%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o lançamento das chamadas tarifas “recíprocas”, em abril, os EUA têm negociado novos acordos comerciais, embora poucos tenham sido concluídos, como os firmados com Vietnã e Reino Unido, além de avanços com a China.

Trump também indicou que as novas tarifas podem ser uma reação a políticas que, segundo ele, se equiparam à posição do BRICS, grupo que o presidente americano acusa de impedir a entrada de produtos americanos em seus mercados.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.