Após o “road show”, edital do túnel Santos-Guarujá é republicado com alterações

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo realizou ajustes técnicos e operacionais após uma série de eventos na Europa; o processo seletivo será em 5/9.

08/06/2025 22:35

1 min de leitura

Após o “road show”, edital do túnel Santos-Guarujá é republicado com alterações
(Imagem de reprodução da internet).

O governo de São Paulo republicou, nesta segunda-feira (9), o edital de licitação do túnel imerso Santos-Guarujá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento revisado incorpora melhorias técnicas e operacionais no modelo de concessão, respondendo às solicitações levantadas por investidores durante o evento “road show” realizado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Europa, em abril.

O projeto, uma parceria público-privada (PPP) elaborada em colaboração entre o governo paulista e o Ministério de Portos e Aeroportos, terá um período de concessão de 30 anos e contempla investimentos no valor de R$ 6,8 bilhões.

Leia também:

O leilão será realizado em 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. A entrega dos envelopes para a disputa deve ocorrer em 1º de setembro.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) da gestão Tarcísio implementou adequações, incluindo a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025, a revisão de custos pertinentes, como concreto, dragagem e paredes diafragma, e a reavaliação da distância média de transporte, que agora é de 85 km.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo agora admite ofertas em tempo real tanto para a contrapartida pública quanto para o aporte público, incentivando uma maior competição e a busca por propostas mais favoráveis ao governo.

Outras alterações incluem a criação da Conta Desapropriação, ajustes nos critérios de alocação de riscos — especialmente geológicos e de interferências — e a definição de soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá, que asseguram o funcionamento da infraestrutura portuária e logística durante a execução das obras.

O túnel Santos-Guarujá, com 1,5 km de extensão – dos quais 870 metros estão abaixo do canal do estuário –, será o primeiro do gênero no Brasil, empregando a técnica internacional de túnel imerso.

A infraestrutura terá três faixas por sentido, sendo uma delas destinada exclusivamente a Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria para pedestres e ciclistas.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.