Após o ataque, Irã declara que deseja manter relações “cordiais” com o Catar

Irã declarou que o ataque não representou uma ameaça ao país vizinho.

23/06/2025 18:13

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Irã declarou que permanece comprometido em manter relações aquecidas com o Catar após o ataque à Base Aérea de Al Udeid, afirmou o Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã em um comunicado, na segunda-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Irã lançou vários mísseis em bases americanas no Catar e Iraque em retaliação ao ataque dos Estados Unidos às instalações nucleares de Fordow, Nataz e Isfahan, no sábado (21).

Contudo, o ministro da Defesa do Catar declarou que suas forças aéreas interceptaram os ataques à maior instalação militar dos EUA na região do Oriente Médio, localizada do outro lado do Golfo, próxima ao Irã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades do Catar afirmaram que não houve vítimas e condenaram o bombardeio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu a retaliação iraniana às bases militares no Catar como “resposta fraca”.

Leia também:

O Irã respondeu oficialmente ao nosso destruição de suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos e que combatemos com muita eficácia, escreveu Trump na Truth Social.

De acordo com o líder dos EUA, foram lançados 14 mísseis, dos quais 13 foram interceptados e um não foi repelido por estar seguindo um alvo que não representava uma ameaça.

O presidente americano agradeceu ao Irã por fornecer aviso prévio, o que evitou perdas de vidas e ferimentos. Sugeriu que o Irã possa agora buscar a Paz e a Harmonia na Região, e incentivou Israel a fazer o mesmo.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.