Apoio a Trump em posts sobre Magnitsky aumenta de 27% para 54%
A pesquisa indicou que houve 616,6 milhões de menções positivas a Trump na sexta-feira, e 320 milhões de menções contrárias ao presidente americano.

Na sexta-feira (1º), as discussões nas redes sociais e plataformas sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes se concentraram em posts favoráveis à medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A constatação é de levantamento da Quaest, que coletou quase 4 milhões de menções sobre o fato entre 28 de julho e esta sexta-feira (até as 18h, horário de Brasília). A aplicação da lei contra o magistrado ocorreu em 30 de julho, uma quarta-feira.
Na data em que os Estados Unidos sancionaram Moraes, houve mais de 1,3 milhão de menções sobre o assunto em redes sociais e plataformas variadas, incluindo Facebook, X e Reddit.
Leia também:

Governo afirma que Bolsonaro não incentivou a contestação dos resultados eleitorais

A defesa argumenta que Bolsonaro desmobilizou eleitores

Análise: Não surgiram novos elementos que possam tirar Bolsonaro da culpa
Atualmente, 60% das menções expressavam críticas aos Estados Unidos e ao presidente Donald Trump, 28% eram favoráveis e 12% foram considerados neutros.
Na sexta-feira, 1º de agosto, as menções diminuíram para 750 mil, porém a tendência persistiu: 62% de críticas, 27% de manifestações favoráveis e 11% neutras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, na sexta-feira, o panorama mudou: 54% das menções passaram a ser favoráveis à medida de Trump, 30% críticas e 16%, neutras.
Segundo a Quaest, as menções pró-Trump atingiram 616,6 milhões de usuários nesta sexta-feira, enquanto as contrárias ao presidente americano chegaram a 320 milhões.
Diante da derrota nas redes nos dois primeiros dias após o anúncio da Magnitsky, bolsonaristas lançam a campanha “Brasil acima do STF” como estratégia para reverter o desgaste narrativo, conforme relatório da Quaest.
A declaração se espalhou por meio de perfis de destaque e adquiriu força como um novo elemento unificador, vinculando o nacionalismo ao confronto direto com o Supremo Tribunal Federal.
Até às 18h desta sexta-feira, a Quaest identificou aproximadamente 850 mil menções à aplicação da lei contra Moraes.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.