Aplicativo possibilita o registro de ocorrências para vítimas de violência doméstica

A ferramenta disponibilizada pelo governo facilita o chamado à Polícia Militar, quando o agressor, que utiliza tornozeleira eletrônica, se aproxima da m…

18/08/2025 18:17

1 min de leitura

Aplicativo possibilita o registro de ocorrências para vítimas de violência doméstica
(Imagem de reprodução da internet).

O governo de São Paulo criou um aplicativo gratuito, chamado SP Mulher Segura, para simplificar o pedido de auxílio e o acesso a serviços de proteção para mulheres que sofrem violência doméstica. A ferramenta integra a rede de proteção à mulher, que se destaca durante o mês de Agosto Lilás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre janeiro e julho de 2025, o número de pedidos de medidas protetivas em favor de mulheres no estado de São Paulo aumentou 22,3% em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando quase 68 mil registros.

O aplicativo, além de registrar boletins de ocorrência 24 horas, disponibiliza um “botão de pânico” que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas necessitando de auxílio imediato.

Leia também:

A formalização e documentação da situação, por meio do boletim de ocorrência, visa oferecer uma alternativa mais segura, permitindo que a mulher o registre sem precisar sair de casa. Após o fornecimento de dados básicos da vítima, o registro é direcionado à Delegacia de Defesa da Mulher.

Em caso de ativação do “botão de pânico”, se for constatada a aproximação do agressor, que está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, é despachada uma viatura da PM para o local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É uma forma simplificada de solicitar a viatura. A equipe mais próxima vai ao local e a Cabine Lilás (serviço da PM localizada no Copom) dá suporte fazendo contato com a vítima e verificando as características do agressor para uma possível abordagem.

A ferramenta, criada pela Secretaria de Segurança Pública do estado, está disponível para dispositivos iOS e Android. Para acessar o aplicativo, é preciso realizar o login com a conta do site do governo, e assim é verificado se há uma medida protetiva para a mulher.

A publicação da conta do Governo de São Paulo.

Sob a supervisão de AR.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)