Apex/Futura: Lula empata com Tarcísio, Michelle e Bolsonaro no 1º turno, diz pesquisa

Pesquisa realizada entre 16 e 21 de outubro ouviu 2 mil pessoas por telefone, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

23/10/2025 21:22

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e candidatos à presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está tecnicamente empatado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados são de uma pesquisa da Apex/Futura, divulgada nesta quinta-feira (23). O levantamento, que possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais, foi realizado entre 16 e 21 de outubro, ouvindo 2 mil pessoas por meio de ligações telefônicas.

Resultados da pesquisa

No cenário em que Michelle é considerada, ela aparece com 31,5% das intenções de voto, enquanto Lula registra 31,3%. Em uma comparação com Tarcísio, Lula tem 34,9% e o governador paulista, 31,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um confronto direto com Jair Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 37,8%, enquanto Lula tem 35,8% das intenções de voto.

Contexto político para 2026

Michelle e Tarcísio são cogitados como possíveis candidatos à direita para a eleição presidencial de 2026, especialmente devido à inelegibilidade de Bolsonaro. O ex-presidente tem buscado reverter essa situação na Justiça.

Leia também:

A ex-primeira-dama e o governador têm mencionado Jair Bolsonaro como o principal representante da direita para o próximo pleito. Em meio a uma visita à Indonésia, Lula afirmou que pretende buscar um quarto mandato presidencial, destacando que está preparado para novas disputas eleitorais após o término de seu mandato em 2026.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.