Apex avalia positivamente a gestão da tarifaço no Brasil, diz relatório
Jorge Viana lidera agência em Dubai para explorar inserção de mais de 450 produtos no comércio internacional.
Brasil Busca Diversificação de Mercados Após Tarifas Americanas
O Brasil está lidando com os impactos da sobretaxação imposta pelos Estados Unidos, desencadeada em agosto, de forma mais positiva do que o inicialmente previsto, segundo avalia Jorge Viana, presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A situação, que resultou em demissões e incertezas em alguns setores, tem sido mitigada por meio de uma estratégia de diversificação de mercados, liderada pelo governo federal.
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Diversificação como Estratégia Principal
Jorge Viana destaca que a ApexBrasil identificou 195 produtos brasileiros potencialmente afetados pelas tarifas e, a partir disso, tem trabalhado para inserir esses produtos em novos mercados, buscando diminuir a dependência do Brasil de um único parceiro comercial. Essa iniciativa é anterior ao período conturbado do comércio exterior, mas se mostra crucial para mitigar os problemas existentes.
Encontros Globais e Novos Parceiros
Desde 2023, a ApexBrasil tem realizado uma série de encontros com Secoms (Setores de Promoção Comercial e Investimentos), Sectecs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) e adidos agrícolas de diversos países. Nove dessas missões foram realizadas, culminando em uma décima próxima semana. Além disso, a agência promove fóruns presidenciais, missões comerciais, feiras e outras iniciativas em parceria com o governo federal, buscando sempre ampliar a presença dos produtos brasileiros no mundo.
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Missão ao Oriente Médio: Um Marco Estratégico
A próxima etapa, uma missão a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 2 e 4 de outubro, marca o encerramento de um ciclo inédito de encontros que percorreram todos os continentes. Essa décima reunião, em parceria entre a ApexBrasil, o Itamaraty e o Ministério da Agricultura e Pecuária, reunirá representantes de 22 países. O objetivo é consolidar um trabalho de articulação global, que envolveu adidos agrícolas, setores de promoção comercial, ciência, tecnologia e inovação, além das equipes da ApexBrasil, buscando traçar um plano de ação claro para os próximos anos, sempre com foco na promoção dos produtos brasileiros no exterior e na atração de investimentos para o país.
Resultados e Perspectivas Futuras
Entre 2023 e 2025, foram abertos mais de 400 mercados para produtos do agronegócio, fruto de uma atuação articulada entre ApexBrasil, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o setor privado. Essa estratégia, que inclui a análise de desafios e oportunidades identificados pelos setores de promoção comercial, ciência e tecnologia e adidâncias agrícolas, visa fortalecer o agronegócio nacional como referência mundial. O mapeamento desses desafios e oportunidades permite direcionar ações de forma mais estratégica, beneficiando setores como o agronegócio.
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Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












