Ao lado do presidente da Nigéria, Lula discorre sobre a busca por um mundo “sem hegemonia”
O presidente proferiu declarações em resposta ao aumento tarifário aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros; anteriormente, o presidente e u…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em declaração conjunta ao lado do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, afirmou nesta segunda-feira (25) que os dois países se dedicam à construção de um “mundo de paz e livre de imposições hegemônicas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio ao ressurgimento do protecionismo e do unilateralismo, Nigéria e Brasil reiteram seu compromisso com o livre comércio e a integração produtiva. Continuamos empenhados na construção de um mundo de paz, livre de imposições hegemônicas”, afirmou Lula.
A declaração do mandatário ocorre em paralelo à decisão dos Estados Unidos de aplicarem uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros. O governo Lula, por sua vez, tem buscado negociar novos acordos comerciais, além de diversificar mercados como forma de atenuar os efeitos da tarifação.
Leia também:

O presidente do Conselho de Ética não constata quebra de decoro por Eduardo

Governos buscam aprovação de emendas para garantir votação da isenção do Imposto de Renda antes do julgamento do ex-presidente

Na primeira rodada, Lula igualaria o resultado de Bolsonaro e superaria Tarcísio, aponta levantamento
Lula e o presidente nigeriano assinaram recentemente uma série de acordos bilaterais. Em 2024, segundo o Planalto, a Nigéria ocupou a quarta posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil na África. O volume de comércio entre os países no ano anterior atingiu US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 10,8 bilhões), representando um aumento de 20% em comparação com 2023.
Lula argumentou, em seu pronunciamento de hoje, que o Nigéria possui “todas as qualificações para ser membro pleno do G20”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhamos posições muito semelhantes sobre o papel do Sul Global em uma ordem multipolar. Nossas regiões precisam estar adequadamente representadas em um Conselho de Segurança das Nações Unidas reformulado. Reafirmamos nosso compromisso com o multilateralismo e com a Organização Mundial do Comércio, dirigida pela economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala,” concluiu o petista.
Na segunda-feira, também será recebido pelo presidente Bola Tinubu os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)