Anvisa Proíbe Produtos e Suspende Lotes em Ação de Fiscalização
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), a proibição da venda, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do “Café de Açaí”, da marca Du Brasil. Além disso, a agência suspendeu um lote de azeite da marca Campo Ourique e glitters culinários da marca MAGO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira os principais pontos das determinações da Anvisa.
Proibição do “Café de Açaí”
Segundo a Anvisa, o “Café de Açaí”, comercializado como suplemento alimentar, apresentava alegações terapêuticas proibidas, como tratamento para diabetes e fibromialgia. O produto também continha um constituinte não autorizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante as fiscalizações, a Anvisa identificou outras irregularidades, como origem desconhecida, falta de notificação sanitária obrigatória e condições inadequadas de armazenamento.
Azeite de Oliva Campo Ourique
Outro produto fiscalizado foi o azeite de oliva extra virgem da marca Campo Ourique. A Anvisa constatou que o produto tinha origem desconhecida e apresentava falhas na rotulagem. Além disso, o resultado de uma análise feita por laboratório oficial foi considerado insatisfatório.
LEIA TAMBÉM!
Como resultado, foi determinada a apreensão e a proibição da venda do lote 288/04/2024 em todo o território nacional.
Glitters Culinários da Marca MAGO
Em relação aos glitters culinários, a Anvisa detectou a presença de materiais plásticos, resinas e pigmentos com composição desconhecida. Esses produtos estavam sendo vendidos em plataformas de comércio eletrônico com indicações para uso em alimentos.
Após as fiscalizações, todos os lotes foram suspensos e devem ser recolhidos imediatamente. A Anvisa está buscando contato com as empresas mencionadas para obter mais esclarecimentos. O espaço permanece aberto para manifestações.
