Anvisa Interdição de Lotes de Medicamentos por Suspeitas de Qualidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de dois lotes de medicamentos devido a irregularidades. O primeiro caso envolveu um frasco de Cloridrato de Lidocaína 20 mg/ml, produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. O lote 25010360, com validade até 30/01/2027, foi suspenso após a constatação da presença de um inseto não identificado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Anvisa, a interdição visa proteger a saúde pública, aguardando-se a conclusão de testes e análises para comprovar a segurança do produto. O segundo lote afetado é o de Vancotrat 500 mg, fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional S/A. A interdição ocorreu devido a uma mudança de cor no antibiótico, observada após a diluição da solução, que apresentou tonalidade alaranjada, diferente da especificada na bula.
A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, que visa garantir a segurança dos pacientes e consumidores. Os profissionais de saúde e pacientes que identificarem os lotes mencionados podem comunicar o fato à Anvisa. A agência reguladora está conduzindo investigações para apurar as causas das irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota oficial, a Hypofarma informou que, após análises técnicas, não foi encontrada presença de inseto na ampola do Cloridrato de Lidocaína. A empresa ressaltou que as respostas foram encaminhadas à Anvisa assim que a denúncia foi recebida e que o cliente que inicialmente fez a reclamação se retratou. A Hypofarma reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos, buscando sempre a transparência com as autoridades e consumidores.
A CNN Brasil aguarda retorno da União Química Farmacêutica Nacional S/A sobre o caso.
