Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono e melhorar sintomas relacionados à obesidade
A condição é, em grande parte, provocada pela obesidade, e a perda de peso com o uso do medicamento alivia os sintomas.
Aprovação do Mounjaro para Tratamento de Apneia Obstrutiva do Sono
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na segunda-feira (20), o uso do Mounjaro, um medicamento indicado para diabetes tipo 2 e obesidade, no tratamento de apneia obstrutiva do sono em adultos obesos. Com essa aprovação, a caneta se torna a primeira terapia disponível para essa condição.
A apneia obstrutiva do sono é uma doença séria que se caracteriza pela interrupção da respiração durante o sono, podendo durar de 10 a 30 segundos, e em alguns casos, até um minuto ou mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entendendo a Apneia Obstrutiva do Sono
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), a apneia ocorre quando os músculos relaxam durante o sono, levando ao colapso do tecido mole na parte posterior da garganta, o que bloqueia as vias aéreas superiores. Os sintomas incluem ronco alto, sono não reparador, fadiga e dificuldades de concentração.
Leia também:

Microcápsulas em formato de flor podem transformar o tratamento do câncer, diz UNC

Paraná registra primeira morte por metanol em bebida adulterada; 4 casos confirmados

“Edison Parise alerta: necessidade de álcool em situações sociais é sinal de dependência”
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para essa condição, que pode agravar complicações cardiometabólicas, como hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e diabetes tipo 2.
Tratamento e Eficácia do Mounjaro
O tratamento padrão para apneia do sono envolve o uso de suporte mecânico, como a terapia com pressão positiva nas vias aéreas (CPAP), que melhora o índice de apneia-hipopneia (IAH). Com a aprovação do Mounjaro, pacientes obesos têm uma nova alternativa para tratar a causa da doença, conforme afirma Luiz André Magno, diretor médico sênior da Lilly, responsável pelo medicamento.
Magno destaca que a aprovação do Mounjaro® representa um avanço significativo, pois a apneia obstrutiva do sono é frequentemente subdiagnosticada e possui opções de tratamento limitadas. O medicamento oferece esperança ao tratar a causa subjacente da condição em pacientes obesos.
Resultados do Estudo SURMOUNT-OSA
A decisão da Anvisa se baseou nos resultados do estudo clínico de fase 3 SURMOUNT-OSA, que comprovou a eficácia e segurança da tirzepatida, componente do Mounjaro, em adultos com obesidade e apneia obstrutiva do sono moderada a grave. O estudo incluiu pacientes que não utilizavam CPAP e aqueles que já faziam uso da terapia.
Os resultados mostraram que o Mounjaro, nas doses de 10 mg ou 15 mg, foi cerca de cinco vezes mais eficaz que o placebo na redução das interrupções respiratórias, resultando em 27 interrupções a menos por hora com o uso do medicamento.
Perda de Peso e Efeitos do Mounjaro
Além da redução das interrupções respiratórias, os adultos que usaram Mounjaro perderam, em média, 20,4 kg (18%) do peso corporal. Aqueles que usaram Mounjaro em conjunto com CPAP perderam, em média, 22,7 kg (20%), em comparação com apenas 1,8 kg (2%) e 2,7 kg (2%) nos grupos placebo.
O estudo SURMOUNT-OSA envolveu 469 participantes de diversos países, incluindo EUA, Brasil e Japão, que receberam a dose máxima tolerada de tirzepatida ou placebo.
O que é Mounjaro?
O Mounjaro é considerado um forte concorrente do Ozempic e do Wegovy, ambos da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Ele contém tirzepatida, uma molécula que atua como agonista duplo de GLP-1 e GIP, hormônios que ajudam a regular a produção de insulina e o controle do açúcar no sangue.
A Anvisa aprovou o Mounjaro no Brasil em setembro de 2023 para diabetes tipo 2 e, em junho deste ano, para sobrepeso e obesidade. O uso do medicamento deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável e atividade física.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.