O empresário imobiliário conservador Anutin Charnvirakul foi eleito na sexta-feira, 6, a votação no Parlamento tailandês para ser o próximo primeiro-ministro do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Charnvirakul recebeu 331 votos, obtendo, portanto, uma confortável maioria entre os 492 deputados que integram a Câmara Baixa da Assembleia Nacional da Tailândia, conforme os resultados oficiais finais.
O plenário aprovou a designação de Anutin Charnvirakul para a função de primeiro-ministro, afirmou o vice-presidente da Câmara, Chalad Khamchuang.
LEIA TAMBÉM!
Anteriormente, o ex-primeiro-ministro (2001-2006) e empresário tailandês Thaksin Shinawatra – cujo processo parlamentar removeu seu partido do poder – deixou o país em um jato particular.
Thaksin explicou na rede social X que partiu da Tailândia para um exame médico em Singapura, porém o deslocamento foi direcionado para Dubai em razão do fechamento de um aeroporto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Tailândia tem tido dificuldades para formar um novo governo após a destituição da primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra, filha de Thaksin, que ascendeu ao poder em agosto de 2024 e foi removida do cargo na semana anterior devido à condução de uma recente crise com o Camboja.
Com o apoio da oposição no Parlamento, Anutin Charnvirakul – antigo aliado do clã Shinawatra – era considerado o favorito para se tornar primeiro-ministro.
O político, de 58 anos, preside o Partido Bhumjaithai e anteriormente exerceu o cargo de vice-primeiro-ministro, ministro do Interior e ministro da Saúde — porém, é mais reconhecido por ter realizado sua promessa de legalizar a maconha em 2022.
Ele também coordenou a resposta à pandemia de Covid-19 no país, cuja economia depende do turismo.
Fonte por: Carta Capital