António Guterres destaca desafios climáticos e necessidade de transição justa na COP30 em Belém

António Guterres destaca na COP30 a urgência de equilibrar negociações e ações climáticas, enfatizando a transição para energias renováveis e financiamento climático

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Declarações de António Guterres na COP30

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quinta-feira (20), durante uma coletiva de imprensa na COP30 em Belém, que é fundamental encontrar um equilíbrio entre a negociação e a mitigação das ações climáticas. A declaração ocorreu um dia antes do encerramento do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guterres abordou o impasse relacionado aos combustíveis fósseis, destacando que “um dos problemas essenciais é que os combustíveis fósseis representam 80% das emissões”. Ele enfatizou que não há como resolver essas questões sem uma transição justa para energias renováveis.

Financiamento Climático e Desafios

Outro tema importante discutido foi o financiamento climático, que continua sendo um dos principais obstáculos para o acordo final da COP30. Guterres mencionou que os investimentos ainda estão avançando de forma lenta, apesar dos anúncios recentes que indicam um aumento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ressaltou que “acordos só serão possíveis se considerarmos as preocupações daqueles que acreditam que a adaptação requer recursos substanciais e daqueles que afirmam que apoiar a adaptação será em vão se as emissões continuarem a crescer”.

LEIA TAMBÉM!

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Sair da versão mobile